Folha de S. Paulo


Tombini diz que quanto mais o governo economizar, melhor

Em meio às críticas ao aumento dos gastos públicos e à redução dos recursos economizados pelo governo para pagar juros da dívida, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira (10) que quanto maior for essa economia, melhor.

Ao vivo: acompanhe os destaques do mercado e as análises de especialistas
Presidente do BC vê como positivo fim de estímulos dos EUA
Tombini indica que BC poderá reduzir ritmo de elevação da Selic

"Qualquer Banco Central, com exceção daqueles [de países que] que estão saindo de recessão econômica, pode pensar: 'quanto mais fiscal melhor'. Em condições normais, o Banco Central sempre teria esse viés, responder: 'quanto mais fiscal, melhor'".

A política fiscal é o gerenciamento das receitas e despesas do governo. A declaração foi uma resposta ao senador Armando Monteiro (PTB/PE), que pergunto se era preciso elevar o superávit primário -- economia do governo para pagar juros da dívida e reduzir a pressão sobre a inflação.

Quando o governo economiza mais, ele é obrigado a limitar o crescimento dos seus gastos, diminuindo a demanda por produtos e serviços na economia, o que colabora para que os preços não subam. Dessa foram, o governo auxilia o BC na tarefa de conter a alta da inflação.

Tecnicamente, o Brasil não passou por qualquer recessão desde o primeiro semestre de 2009. Isso ocorre, considerando o conceito econômico, quando o país tem dois trimestres seguidos de contração econômica.

INFLAÇÃO

Diversos senadores também questionaram sobre a permanência da inflação acima do centro da meta, de 4,5%. Tombini atribuiu a elevação dos preços nos últimos anos à alta do dólar e ao encarecimento dos alimentos, causada por fatores climáticos. Segundo ele, o valor do real caiu cerca de 20% ante o dólar nos últimos dois anos.

"Você pode olhar de outra forma e dizer: a despeito de uma depreciação [cambial] de 20%, nos ainda tivemos uma inflação controlada e com viés de baixa neste momento", disse.


Endereço da página:

Links no texto: