Folha de S. Paulo


GM anuncia primeira mulher à frente de uma grande montadora

A montadora General Motors, sediada nos Estados Unidos, anunciou, nesta terça-feira (10), Mary Barra, 51, como a nova presidente-executiva da companhia. Barra substituirá Dan Akerson a partir de janeiro.

Akerson se retira da companhia depois que sua mulher descobriu um câncer em estágio avançado.

Segundo a CNN, é a primeira mulher à frente de uma grande montadora americana.

Barra, que era vice-presidente de desenvolvimento global de produtos, tem 33 anos de experiência no setor. Mark Reuss, 50, a substituirá na função.

No Brasil, a GM já teve duas mulheres no comando da operação. Grace Lieblein foi presidente para a região por pouco menos de um ano até ser promovida à vice-presidência global de vendas. Antes dela, a companhia esteve sob a liderança de Denise Johnson, que pediu demissão após oito meses no cargo para voltar aos EUA.

Divulgação/GM Corp
Mary Barra, 51, nova presidente-executiva da General Motors
Mary Barra, 51, nova presidente-executiva da General Motors

DESAFIOS

Barra terá de lidar com a queda de lucros da operação da empresa nas operações fora dos Estados Unidos.

No último dia 5, a montadora anunciou que vai desistir da marca Chevrolet na Europa até o final de 2015 para concentrar recursos no desenvolvimento da Opel e Vauxhall. Também há a expectativa da empresa reduzir sua produção na Austrália e Coreia do Sul.

Em meio a um processo de recuperação judicial, o Tesouro americano adquiriu uma fatia da companhia e agora se prepara para vendê-la, o que aumenta a pressão de investidores sobre resultados da empresa.

No último trimestre, o lucro da montadora caiu, mas as operações americanas apresentaram um bom desempenho. No Brasil, as vendas de veículos chegaram ao seu auge e entram agora em uma trajetória de queda.

No acumulado de janeiro a novembro, as vendas de automóveis, comerciais leves e veículos pesados registram retração de 0,8% ante o mesmo período do ano passado­.

MARY BARRA

Com mais de três décadas de experiência na GM, Barra se tornou uma das mulheres mais importantes no setor. Neste ano, ocupou o 35º lugar no ranking da revista "Forbes" das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Em 2012, estava na 41ª posição.

Barra começou sua carreira na montadora em 1980, aos 18 anos, na divisão Pontiac. Ela estudava no então Instituto General Motors, hoje Universidade de Kettering, onde tirou um diploma em engenharia elétrica. O valor que recebia ajudou a pagar seus estudos. Mais tarde, fez seu MBA na Universidade de Stanford.

Além de ser a nova presidente-executiva, ela também atua como membro do Conselho de Curadores da Universidade de Kettering e integra a divisão da GM para a Universidade de Standford e Universidade de Califórnia em Berkeley. Casada, é mãe de dois filhos.


Endereço da página:

Links no texto: