Folha de S. Paulo


Punta é a "queridinha" na América Latina

Mercado imobiliário de alto luxo na América Latina, Punta del Este, no Uruguai, atrai brasileiros que buscam unir investimento e descanso.

O foco da maioria dos compradores é ter uma casa de veraneio, para passar parte do ano. No resto do período, alugam para temporada.

Com preço alto no país, brasileiro mira imóvel no exterior
Miami vive nova onda de construções
Estoque de imóveis continua a encolher em Nova York
Retiro francês ainda está ao alcance de poucos
Casa em Portugal pode ser entrada na UE
Na Espanha, grandes cidades se recuperam

O número de brasileiros que adquirem imóveis em Punta del Este fica atrás apenas dos argentinos e chega a superar o dos próprios uruguaios, afirma Renato Teixeira, presidente da rede imobiliária Re/Max Brasil.

Editoria de Arte/Folhapress

Segundo Teixeira, Punta del Este é o principal mercado para os brasileiros na América Latina, que valorizam a segurança e a estrutura da cidade uruguaia.

Alberto Prandi, dono de uma imobiliária no país e ex-presidente da Adipe (associação de imobiliárias de Punta del Este), diz que o fenômeno se intensificou nos últimos cinco anos.

De acordo com Prandi, a cidade litorânea de Rocha, próxima à fronteira com o Rio Grande do Sul, também chama a atenção de brasileiros, mas ainda em número muito menor do que Punta.

COMPRA

A negociação do imóvel ocorre sempre com a construtora e não é possível conseguir financiamento bancário.

Nas regiões mais disputadas, o custo de um imóvel facilmente supera US$ 1 milhão (R$ 2,3 milhões). O mais comum é que o pagamento seja feito à vista
.
Quando isso não ocorre, o usual é que o comprador estrangeiro dê 30% de entrada e pague o restante da dívida em um período de dez meses a dois anos. O pagamento é feito em dólar.

Quem adquire um imóvel no Uruguai tem de pagar o ITP (imposto em transações imobiliárias), que representa 4% do valor cadastral do bem e é dividido pela metade entre comprador e vendedor, diz Prandi.


Endereço da página:

Links no texto: