Folha de S. Paulo


Oferta do Mercosul para Europa está quase pronta, diz Figueiredo

O Mercosul está na fase final de preparação de sua oferta de abertura de mercado nas negociações de livre comércio com a União Europeia.

A garantia foi dada pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, ao comissário de Comércio da União Europeia, Karel De Gucht, em reunião bilateral paralela à conferência ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC).

Acordo global de comércio está próximo

Na quarta e quinta-feira das próximas semanas, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai vão se reunir no Rio de Janeiro para tentar preparar uma oferta conjunta para os europeus que se aproxime de 90% do valor do comércio. A Venezuela, que é sócia recente do Mercosul, não vai participar da negociação com os europeus.

Os argentinos estão tendo dificuldade para fechar sua oferta. Ainda não apresentaram uma proposta concreta em compras governamentais e serviços e não chegam a um consenso com o setor privado para fazer uma abertura significativa do seu mercado de bens.

"O objetivo é fechar a proposta do Mercosul no Rio e estarmos prontos para ir a Bruxelas", disse Figueiredo. A troca de ofertas entre os dois blocos está prevista para ocorrer até o fim do ano. Ainda há dúvidas se a oferta agrícola europeia estará pronta.


Endereço da página:

Links no texto: