Folha de S. Paulo


'Não olho para trás, o que vale são os novos desafios', diz Jean-Charles Naouri

O varejo não se faz só de herdeiros. É assim que o presidente do grupo Casino, Jean-Charles Naouri, responde aos que criticaram o seu comando à frente do segundo maior varejista da França, e controlador do grupo brasileiro Pão de Açúcar, o maior da América Latina.

Desde que assumiu o conselho de administração da companhia em setembro deste ano, quando o empresário Abilio Diniz (herdeiro do grupo fundado por seu pai nos anos 40) deixou o grupo para concentrar os seus negócios na BRF, é a primeira vez que Naouri detalha o plano do Casino para o Brasil e para expandir sua atuação na África e na Ásia.

Ele disse que o grupo tem ambição de abrir "milhares" de lojas de conveniência no país, como as lojas da bandeira Mini Mercado, avançar em diferentes formatos para atender as necessidades do consumidor e ser o número um em vendas pela web, como é atualmente na França.

Hoje a Nova Pontocom (formada pelos sites das Casas Bahia, do Ponto Frio e do Extra) é a segunda do setor no país. Perde para a B2W, que reúne as vendas das lojas Americanas e Submarino.

A seguir leia os principais trechos da entrevista.

BRASIL

O fato de ter crescimento menor no terceiro trimestre não nos preocupa. Não estamos preocupados com resultados pontuais [a retração de 0,3% do PIB no terceiro trimestre], o que temos para o país é uma visão de longo prazo

ESTRATÉGIAS E INFLAÇÃO

Para o varejo o que importa é manter manter os volumes vendidos elevados e ampliar a parcela de mercado, razão pela qual é importante acentuar a queda de preço dos produtos como elemento essencial para o cliente e para sermos competitivos. Queremos que os clientes tenham várias opções de preços e custos. Ser competitivo em preços é muito importante.

EXPANSÃO NO BRASIL

O conceito de proximidade, com lojas para atender as diferentes necessidades do consumidor, de 50 m², 100 m² ou 200 m², é importante.

O segredo é saber adaptar os novos formatos à cada realidade, e o Grupo Pão de Açúcar tem esse know-how para encontrar formato de preço, política promocional e ao mesmo tempo lidar com questões-chave como a logística para atender essa estrutura.

Vamos continuar investindo nos mercados de vizinhança. São quase 200 minimercados no Brasil e devemos acelerar o ritmo de abertura no Brasil.

Na França são mais de 6.000 lojas de proximidade. Na Tailândia, 7.000.

CONSUMIDOR MODERNO

O consumidor de hoje é moderno, exigente, quer e procura o formato que mais lhe convém. Na França, o que fazemos não é somente varejo, mas também comércio de precisão, com lojas de conveniência, hipermercados e lojas de desconto.

EXPANSÃO MUNDIAL

Eu assumi o grupo em 1998 e decidi estender as operações para além da França. O mercado francês não crescia e era preciso encontrar alternativas para avançar. Fomos em busca de países de grande crescimento. Hoje, estamos no Vietnã, na Tailândia, na Colômbia e no Brasil. Não somos como os outros grupos que só querem fincar bandeira.

Temos um modelo de franquia na África e devemos ampliar nossa presença nesse formato primeiro. É uma forma de estarmos prontos para um dia ampliar a presença lá.

DESAFIOS

Quando entrei no grupo, em 1998, o faturamento era de € 5 bilhões. Neste ano, fomos para € 55 bilhões. Não costumo olhar para trás, o que se coloca de fato são os desafios que estão pela frente. De fato, não sou herdeiro de um grupo de varejo [fala discretamente, sem fazer referência direta ao empresário Abilio Diniz, mas em alusão a críticas que Naouri não vinha de uma família do varejo, como o brasileiro]. Talvez isso seja um defeito.

Mas não herdei, e, sim, construí minha carreira.

Comecei sem um tostão e hoje estou a frente desse grupo que tem uma expansão mundial.

PRESENTE

Assumimos o controle financeiro e operacional [da Via Varejo] e começamos uma nova fase. Aceleramos o desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar, desbloqueamos a situação acionária na Via Varejo, nomeamos um novo presidente-executivo, assumimos o controle completo da Novapontocom e queremos conquistar a liderança no comércio eletrônico [no Brasil].

A jornalista CLAUDIA ROLLI viajou a convite do Pão de Açúcar


Endereço da página: