Folha de S. Paulo


Desempenho do PIB foi afetado por revisão de metodologia, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta terça-feira (3) que o resultado do PIB no terceiro trimestre foi impactado pela revisão da metodologia do setor de serviços, que implicou na elevação do resultado no segundo trimestre de 1,5% para 1,8%.

Segundo ele, a mudança elevou a base de comparação do segundo trimestre, dificultando a superação do desempenho no terceiro trimestre, daí o resultado negativo. "No quarto trimestre, esse efeito estatístico é positivo", disse.

De julho a setembro, a economia brasileira teve retração de 0,5%, um dos piores resultados no mundo. Para o ministro, o que importa é o crescimento em quatro trimestres, que até setembro ficou em 2,4%.

"A economia brasileira está em um crescimento gradual. No mundo todo está sendo assim. 2013 não é um ano fácil, provavelmente o último ano da crise internacional. Estamos todos juntos nesse barco procurando superar a crise", disse.

Mantega minimizou a reação negativa do mercado afirmando que os analistas trabalhavam com queda de 0,2% no PIB, em relação a trimestre anterior, e que não houve uma "grande diferença".

"Ainda temos um trimestre pela frente. É perfeitamente possível chegar a 2,5% de crescimento em 2013 [previsão do mercado]."


Endereço da página:

Links no texto: