Folha de S. Paulo


Com maior peso do setor de serviços, PIB de 2012 é revisado para melhor

Com a incorporação da nova pesquisa mensal do setor de serviços do IBGE, o PIB de 2012 foi ligeiramente melhor do que o 0,9% inicialmente divulgado e cresceu 1%. Todos os trimestres de 2012 e 2013 foram ajustados. Com isso, o crescimento do segundo trimestre registrou uma expansão ainda maior, com alta de 1,8% ante o primeiro trimestre. O dado original apontava uma expansão de 1,5%.

PIB brasileiro recua 0,5% no terceiro trimestre

O setor é o de maior peso na economia e o de mais difícil mensuração por ser muito pulverizado e ter um nível de informalidade maior do que os demais. Sozinho o segmento de serviços, tem peso superior a 60% do PIB.

A pesquisa mensal de serviços veio para suprir essa lacuna nos cálculos do PIB, que usava dados indiretos, projeções e estimativas --algumas que espelhavam pouco o dinamismo do setor, como o crescimento da população.

A presidente Dilma Rousseff, em recente entrevista, disse que o dado de 2012 seria revisado por conta da incorporação da pesquisa de serviços e o crescimento seria corrigido para 1,5%. Tal previsão foi baseada em estudo preliminar da Fazenda sobre o impacto da melhor aferição dos dados do setor de serviços.

O levantamento mensal de serviços, que começou a ser feito em 2012, considera atividades como transporte, serviços de informação (telecomunicações, informática e outros) e serviços prestados às famílias (como alimentação e hotéis) e às empresas (consultorias, segurança e outros). O comércio era o único segmento de serviços já coberto por uma pesquisa mensal do IBGE.

Segundo Rebeca Palis, gerente de Contas Nacionais do IBGE, o setor de serviços "era o mais carente" de dados e foi o principal responsável por elevar o PIB do segundo trimestre e do ano de 2012. A melhora se deu nos setores que passaram a ser cobertos pela pesquisa mensal de serviços: transporte e armazenagem, serviços de informação e outros serviços (destinados às famílias e às empresas), cuja variação foi maior do que o dado originalmente divulgados.

O resultado de 2012, porém, ainda não é o definitivo. A revisão foi feita com base nas informações trimestrais. O IBGE revisará toda a série histórica do PIB em 2015, quando estará completa a mudança metodológica em curso, que visa adotar um novo padrão internacional para o cálculo do PIB.


Endereço da página:

Links no texto: