Folha de S. Paulo


'Black Friday' fatura R$ 174 mil; veja as mais reclamadas

A 4ª edição brasileira da 'Black Friday' faturou R$ 174 milhões nas primeiras 12 horas do evento, que começou à 0h desta sexta-feira (29), de acordo com dados da ClearSale, empresa de soluções para autenticação de vendas no e-commerce.

Até o início desta tarde, o site de reclamações Reclame Aqui disse ter recebido 1.785 queixas no site --desconsiderando as denúncias feitas no chat do portal. Assim, para cada queixa que recebe, a 'Black Friday' fatura R$ 97 mil.

Lojas já batem recorde diário de queixas durante a 'Black Friday', diz Reclame Aqui

Nas primeiras doze horas do evento, os consumidores realizaram 410 mil pedidos de compra pela internet, gastando, em média, R$ 425.

No portal da 'Black Friday' (www.blackfriday.com.br ) os itens mais procurados foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games.

PROCON

Segundo o Procon-SP, os consumidores relataram problemas como instabilidade nos sites e preços aumentados, para dar a impressão que o desconto era maior do que o oferecido. O Procon-SP também registrou casos de esvaziamento dos carrinhos de compra virtuais no momento da conclusão da transação.

As reclamações foram registradas por meio da hashtag #deolhonaBlackFriday, utilizada nas redes sociais. De acordo com o Procon-SP, até às 17h30, 87 queixas foram compartilhadas por meio das redes sociais.

DESCONTOS

O desconto médio nos preços de produtos e serviços das lojas publicado no site do evento é de 20%. As informações são de uma análise feita pela Sieve --empresa especializada em inteligência de precificação no e-commerce-- que comparou a média histórica de preços nos últimos 90 dias com os preços das lojas disponíveis no site à 1h desta sexta.

As categorias que tiveram os maiores descontos foram: papelaria, moda e acessórios e casa e decoração.

"A procura pelo termo 'Black Friday' na internet no mês de novembro cresceu mais de 300% em relação a 2012", afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, organizador do evento.

AS MAIS RECLAMADAS

Posição SITES Volume de reclamações*
1 Extra 409
2 Ponto Frio 307
3 Submarino 279
4 Americanas 189
5 Casas Bahia 138
6 Walmart 101
7 Centauro 98
8 Saraiva 78
9 Magazine Luiza 55
10 Fast Shop 48

FONTE: Reclame Aqui

*Número de reclamações registradas da meia-noite até as 17h39 de sexta-feira (29)

OUTRO LADO

Procurados, os sites www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e casasbahia.com.br reiteraram que "as ofertas divulgadas na promoção 'Black Friday' são legítimas".

O Magazine Luiza disse que busca a "máxima transparência e honestidade com o consumidor" e diz ter ampliado sua equipe de atendimento ao cliente para garantir o comprometimento com o site Reclame Aqui, no qual "tem excelente reputação com 100% dos casos atendidos".

O Walmart diz que "todas as dúvidas dos nossos consumidores no Reclame Aqui, no período indicado, foram esclarecidas" e que não registraram pedido de esclarecimento referente à 'Black Friday' através dos canais oficiais dos Procons.

A Saraiva informou que não pode se manifestar, pois até o momento ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto. Americanas e Submarino não quiseram comentar. A Centauro não respondeu.


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