Folha de S. Paulo


Lojas já batem recorde diário de queixas durante a 'Black Friday', diz Reclame Aqui

Consumidores já começaram a apontar problemas e golpes na edição deste ano da 'Black Friday', que começou à 0h desta sexta-feira (29).

O site de reclamação 'Reclame Aqui' diz que as três empresas que lideram a lista de queixas feitas nesta sexta superaram sua média diária de reclamações em apenas seis horas de 'Black Friday'. "O número desta madrugada já é três vezes superior à média de reclamações que a loja online recebeu por dia em 2013", apurou o Reclame Aqui.

Os cinco sites que receberam mais reclamações, entre a meia-noite e as 12 horas desta sexta-feira, foram: Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino. A lista pode ser acessada no endereço http://blog.reclameaqui.com.br/.

SITE Número de reclamações* Média de queixas por dia em 2013
Extra.com.br 646 53,6
Ponto Frio 566 47,5
Casas Bahia 256 32,8
Americanas.com 602 44,2
Submarino 418 31,3

Reclamações feitas até as 12 horas desta sexta-feira

Procurados, os sites www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e casasbahia.com.br reiteraram que "as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas". Americanas e Submarino não quiseram comentar.

Tanto no Reclame Aqui, quanto nas redes sociais, é longa a lista de apelidos que o evento recebeu: "Black Fraude", "Black Fria", "Friday Fiasco" e "Black Mentira", sempre em alusão à "maquiagem" de preço.

No site de reclamações, internautas denunciam lojas que aumentaram os preços dos produtos para, ao aplicar um desconto durante a 'Black Friday', este parecer maior, a chamada "maquiagem", golpe amplamente denunciado na edição do ano passado.

Em uma das reclamações, o consumidor diz que acompanhou o preço de uma impressora ao longo da semana e que, ao procurá-la hoje, o preço havia sido inflado e, depois, dado um desconto. "Black Friday Superfaturada", diz.

Lojas de produtos de beleza também estão sendo denunciadas. Consumidores que checaram os preços na quinta-feira, momentos antes da 'Black Friday', dizem que os itens tiveram seus preços elevados e, depois, receberam um desconto.

Outros consumidores reclamam de falhas no sistema de cobrança das lojas do e-commerce, que, por exemplo, não inclui o desconto anunciado no preço final do produto assim que o consumidor finaliza a compra. Lentidão e sites 'fora do ar' também estão entre os problemas apontados.

O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, diz que já está reunindo reclamações dos consumidores e deve, até o final do dia, publicar um balanço das denúncias.


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