Folha de S. Paulo


Ranking ajuda consumidor a comparar preço de produtos mais procurados

O consumidor que for às compras nesta sexta-feira, quando ocorre a promoção do varejo conhecida como Black Friday, deve comparar os preços dos produtos antes do evento para saber se os descontos oferecidos são de fato vantajosos.

Para reforçar a orientação de especialistas em defesa do consumidor, o site Zoom, comparador de preços e produtos vendidos no comércio eletrônico, fez a pedido da Folha um ranking com os dez produtos mais procurados nas categorias informática, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

No quadro abaixo é possível verificar o preço médio apresentado nos últimos 30 dias e comparar com o desconto que os lojistas devem oferecer nesta sexta.

Produto Preço médio nos últimos 30 dias
Ar Condicionado Split Hi Wall Comfee 12.000 BTUs Controle Remoto Frio 38KCG12F5 R$ 927,60
Smartphone Motorola Razr D3 XT920 Câmera 8,0 MP Desbloqueado 2 Chips 4 GB Android 4.1 (Jelly Bean) Wi-Fi 3G R$ 665,35
Smartphone Samsung Galaxy S4 GT-I9505 Câmera 13,0 MP Desbloqueado 16 GB Android 4.2 (Jelly Bean Plus) Wi-Fi 4G 3G R$ 1.968,76
Smartphone Apple iPhone 4 8 GB Câmera 5,0 MP Desbloqueado Wi-Fi 3G R$ 1.090,71
Notebook Sony Vaio Fit Intel Core i5 3337U 3ª Geração 4 GB de RAM HD 750 GB LED 15,5" Windows 8 SVF15213CBW R$ 2.164,05
Tablet Apple iPad Mini 16 GB 7.9" Wi-Fi 5 MP R$ 1.132,75
Geladeira Electrolux Frost Free Duplex 382 Litros DF42 R$ 1.615,20
Fogão de Piso Consul Facilite 4 Bocas Acendimento Automático CF450 R$ 456,46
TV LED 32" LG Cinema 3D 2 HDMI Conversor Digital Integrado 32LA613B R$ 1.219,93
Lavadora Automática Brastemp Ative! 11 kg BWL11A R$ 1.092,60

O levantamento considera os preços de 14 lojas parceiras do Zoom que já confirmaram participação na Black Friday desta sexta-feira, dia 29. São elas: Dell, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Walmart, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Netshoes, Centauro, Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Dafiti e Fast Shop.

Entre os principais problemas verificados na edição passada do evento estavam falsas promoções e falta de estrutura para atender a demanda de pedidos (congestionamento de sites, compras não sinalizadas, mau atendimento e risco de vazamento de informações).

Em 2012, sete empresas foram autuadas pelo Procon-SP após os técnicos do órgão constatarem que os produtos anunciados na liquidação com redução de preços eram iguais ou superiores aos comercializados antes do evento - o que caracteriza propaganda enganosa.

Os valores das autuações vão de R$ 473 a R$ 7 milhões e foram definidas de acordo com a gravidade da infração; a vantagem auferida e a condição econômica da empresa, segundo prevê o Código de Defesa do Consumidor.

OPERAÇÃO

Segundo o site, um sistema de monitoramento interno de ofertas vai funcionar durante a promoção desta sexta para comparar preços de produtos durante a ação com promoções em períodos anteriores, com o objetivo de ajudar o consumidor.

As ofertas "reais" recebem um selo de garantia Black Friday.

Neste ano, os organizadores estimam faturamento de R$ 340 milhões e participação de 120 lojas. No ano passado, foram R$ 217 milhões em vendas durante a ação, que teve a participação de 77 lojas. O total de pedidos foi de 541.486, com gasto médio de R$ 401.


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