A Copa deve alterar até mesmo a rotina de festivais de música clássica, como o festival de inverno de Campos de Jordão, que acontece anualmente em julho.
As passagens aéreas para trazer músicos de fora estão muito acima dos preços pagos no ano passado, e os organizadores do festival temem pelo aumento nos custos da prestação de serviços.
Indústria do turismo prevê perda de receita com a Copa
Empresas de eventos corporativos trocam convenção por estádio
Uma diária de ônibus que custa R$ 1.000 vai sair por ao menos R$ 1.600 no período da Copa, diz Renato Kiste, diretor da Shift, que presta serviço de transporte para o mercado corporativo.
Ele acredita que os preços vão subir mais. "Muitos prestadores de serviço estão segurando a venda para cobrar até três vezes mais na Copa."
Fabio Braga - 8.jul.2013/Folhapress | ||
Apresentação da Osesp durante a edição de 2012 do festival de Campos do Jordão (SP) |
Os prestadores de serviço que conseguirem atender diretamente as duas dezenas de empresas de evento selecionadas pela Fifa devem faturar bastante. Já quem não conseguir entrar nesse circuito deverá sofrer.
A R1, que presta serviço de áudio e vídeo para empresas em eventos, estima queda de 20% nas receitas em 2014. "O mercado vai parar três meses: um mês antes e um depois da Copa", diz Raffaele Cecere, diretor comercial.
Ele espera compensar a perda atendendo bares e empresas, com a instalação de telões para exibição de jogos. "Se as empresas declararem feriado, o prejuízo vai ser grande pois as pessoas vão assistir aos jogos em casa", afirma.