Folha de S. Paulo


Pequenas empresas se preparam para aguentar a "Black Friday"

A "Black Friday", ação que reúne ofertas de produtos com desconto em lojas virtuais e físicas, caiu no gosto das pequenas empresas.

Segundo o Busca Descontos, empresa responsável por um dos hotsites que agregarão as ofertas dos varejistas, os pequenos e médios negócios serão responsáveis por cerca de 20% das ofertas na edição de 2013, que ocorrerá na última sexta-feira de novembro (29).

Em 2010, quando a data chegou ao Brasil pela primeira vez, elas somavam 5%.

"A Black Friday é uma forma barata de divulgação. Os clientes vão até você e querem comprar", explica Pedro Eugenio, 34, presidente-executivo do Busca Descontos.

Neste ano a empresa terá concorrência. O SaveMe, site que reúne ofertas de compra coletiva, também terá um hotsite na data, com varejistas e empresas de serviços.

O Liquidae, outlet on-line de produtos, fará parte da data pela segunda vez. "Queremos fidelizar clientes. Vamos abrir mão do lucro para oferecer descontos agressivos", diz Bruno Loiola, 30, presidente-executivo da empresa.

Em 2012, a companhia não conseguiu oferecer descontos durante as 24 horas da ação. "Estávamos começando e nosso estoque ainda era limitado. Ficamos só por quatro horas", diz Loiola. Agora, a meta é faturar em um dia o equivalente a 15 dias normais.

Zanone Fraissat/Folhapress
Bruno Loiola, do Liquidae, na promoção pela segunda vez
Bruno Loiola, do Liquidae, na promoção pela segunda vez

"Faremos um plantão de atendimento 24 horas. A equipe de logística também vai trabalhar durante o fim de semana para realizar as entregas no prazo."

A Mobly, e-commerce de móveis e artigos de decoração, organizou um comitê para a data. "A área de tecnologia estará atenta. Ano passado as visitas quase chegaram ao pico", afirma Marcelo Marques, 33, sócio da empresa.

A Giuliana Flores, que participa da ação desde 2010, espera que as visitas ao site quintupliquem e já aumentou o quadro de funcionários.

"Fizemos contratações que giram em torno de 10% da nossa equipe", afirma Juliano Souza, 29, gerente de marketing da empresa.

Segundo Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), "é um processamento de pedidos pesado da noite para o dia".

As empresas também devem se preparar para dar descontos reais. O Busca Descontos preparou um código de ética para garantir a veracidade dos descontos ofertados. Já o SaveMe, que pertence ao Buscapé, usará o comparador de preços da empresa para se certificar de que as ofertas serão verdadeiras.


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