Folha de S. Paulo


Endividado terá a chance de limpar o nome em feirão em São Paulo

Os endividados com nome sujo terão nova oportunidade de regularizar sua situação na próxima semana. A Serasa, empresa de informações financeiras, realiza entre os dias 19 e 23 de novembro nova edição de seu feirão Limpa Nome.

O evento será realizado das 8h às 18h no estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro, localizado na avenida Padre José Maria.

Até agora, 13 empresas confirmaram presença no feirão: Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco Pan, HSBC, Losango, Eletropaulo, Pernambucanas, Recovery e Cred System.

Vale lembrar que é preciso ter dívidas com alguma dessas empresas para tentar chegar a um acordo sobre a pendência financeira.

Para fazer a renegociação ou verificar se há alguma dívida em seu nome, basta levar CPF e um documento de identidade com foto.

No feirão também haverá palestras de educação financeira gratuita para os consumidores.

CONTAS

Antes de renegociar suas dívidas, o consumidor deve fazer as contas para calcular o quanto sobrará em seu orçamento para pagar o novo débito.

"Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão", afirma Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa.

Segundo pesquisa da Serasa, o consumidor que vai ao feirão tem, em média, quatro dívidas atrasadas, num total de R$ 12 mil. Ainda de acordo com a empresa, a maioria dos endividados que buscam regularizar sua situação é homem e tem até 40 anos.

A maioria (66%) dos endividados que procuram o evento pertencem a três segmentos, sendo 26% deles jovens adultos da periferia, com baixa qualificação e moradores de grandes cidades. Outros 21% são profissionais de níveis médio e técnico e empregados de níveis operacional e administrativo, enquanto 19% são pessoas que moram em bairros afastados nas grandes cidades, que investem em educação e trabalham.

SERVIÇO

FEIRÃO LIMPA NOME

Quando: 19 a 23 de Novembro.
Horário: das 8h às 18h.
Local: Estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro (Avenida Padre José Maria, s/n - Santo Amaro - São Paulo).


Endereço da página:

Links no texto: