Folha de S. Paulo


Cetesb multa Copersucar em R$ 193 mil por incêndio ocorrido em Santos

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou a Copersucar em 10 mil Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESPs), o correspondente a R$ 193,7 mil, em virtude do lançamento de efluentes líquidos e de resíduos de açúcar, no canal do Porto de Santos (SP).

O terminal portuário da Copersucar, a maior trading de açúcar e etanol do mundo, foi acometido no dia 18 de outubro por um incêndio de grandes proporções que paralisaram os embarques de açúcar da empresa.

Segundo a Cetesb, os resíduos lançados foram provenientes das ações de controle realizadas em função do incêndio.

O acidente causou a poluição das águas dos estuários e impactos ambientais, como a mortandade de peixes, crustáceos e répteis, conforme conclusão das análises de laboratório. Elas atestaram que a calda formada pela queima do açúcar e as baixas concentrações de oxigênio na água foram as responsáveis pela morte dos organismos aquáticos.

Além da penalidade, a Cetesb fez exigências que devem ser cumpridas de imediato pela Copersucar. Entre elas, a execução de varrição de pisos internos e externos da área portuária atingida pelo incêndio, limpeza e lavagem das galerias e caixas pluviais. A Copersucar ainda terá que dar uma destinação adequada a todos os resíduos gerados no local, e adequar os sistemas de drenagens e recolhimento de águas residuárias do terminal portuário.

OUTRO LADO

Procurada pela Folha a Copersucar disse que está adotando todos os procedimentos sugeridos pela Cetesb. Ainda de acordo com a assessoria da Copersucar, a empresa já foi notificada sobre a multa, que está sob análise jurídica.


Endereço da página: