Folha de S. Paulo


Calcule empréstimos e correção de valores por inflação ou juros em ferramentas do BC

Os leitores do "Folhainvest" têm à disposição mais ferramentas interativas sobre finanças pessoais.

São calculadoras desenvolvidas pelo Banco Central que passam a ser oferecidas no site Folhainvest em uma parceria da Folha com o BC.

O internauta pode utilizar quatro ferramentas: para correção de valores (pela inflação, por exemplo), simulação de aplicações com depósitos regulares, cálculo de financiamento com prestações fixas e projeção do valor futuro de um capital após incidência de juros.

Editoria de Arte/Folhapress
CALCULADORAS FINANCEIRAS BC
Parceria da Folha com o Banco Central

Nesta quarta-feira (6), o Banco Central lançou um serviço onde é possível simular o custo de várias modalidades de crédito e escolher a linha mais barata para quitar os débitos.

O foco são devedores de cartões de crédito, linha que tem taxas de juros elevadas e muita vezes acaba deixando o cliente refém de uma dívida que cresce numa velocidade mais rápida do que a capacidade de pagamento.

O serviço cartão de crédito foi incluído na Calculadora do Cidadão e está disponível no site do BC na internet e também em versões para aparelhos celulares e tablets.

A pessoa deve informar o saldo devedor do cartão de crédito e a taxa de juros, dados disponíveis na fatura. Além disso, é preciso dizer quanto poderá pagar do valor total da fatura.

A partir daí, a calculadora apresentará quanto tempo a pessoa demorará para quitar integralmente o saldo devedor, considerando que a parcela será paga mensalmente e não haverá novo uso do cartão.

A calculadora para correção de valores permite atualização por índices de preços, TR (Taxa Referencial), poupança (nova e antiga) e juros.

Para os cálculos com inflação, são oferecidos diversos índices, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, usado oficialmente para medir a inflação no país) e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), normalmente utilizado para reajustar o aluguel.

A ferramenta tem amplas séries históricas dos indicadores, o que permite ao internauta fazer simulações considerando longos períodos.

Há também exemplos para auxiliar o usuário.

A calculadora de financiamentos com prestações fixas, por exemplo, apresenta a seguinte situação: um cidadão deve R$ 2.000 a uma taxa de juros de 1% ao mês. Sabendo que as parcelas são de R$ 261,50, em quanto tempo o empréstimo será quitado?
O resultado, nesse caso, será oito meses, mas é possível simular outras situações, para encontrar a taxa de juros, o valor da parcela e o total do empréstimo a ser tomado.


Endereço da página:

Links no texto: