Folha de S. Paulo


Móveis ficam pela primeira vez entre os mais buscados na web

Móveis e produtos para casa apareceram no ranking de mais buscados em lojas de comércio on-line pela primeira vez neste ano.

A Navegg, que monitora sites de varejo na web, aponta que hoje, é a terceira categoria mais pesquisada, à frente de setores mais tradicionais, como eletrônicos.

Vender só um item pode gerar lucro maior
Uruguaio que não gostava de luta cria marca famosa no MMA

"É mesmo uma tendência recente", diz Adriano Brandão, diretor comercial da empresa de pesquisas.

Antony Martins, 37, diretor-executivo da Westwing, que vende móveis pela web, conta que a empresa nasceu justamente porque eles notaram que não havia muitos ofertantes nesse mercado.
"Nós íamos falar com fornecedores de móveis e eles nos diziam: 'Ninguém vai comprar sofá e cama pela internet'", conta.

O receio existia porque, nas lojas, o consumidor costuma sentir a textura dos móveis ou mesmo sentar neles.

Outra categoria que subiu muito foi a de moda e beleza. Esses produtos,"eram um tabu, pois no começo do e-commerce houve tentativas frustradas e as pessoas achavam impossível comprar on-line", diz Brandão.

Hoje, as lojas ajudam os clientes a comprarem pela web. A página Vestidoteca, por exemplo, está preparando "um vídeo para a pessoa seguir passo a passo como deve se medir", conta a gerente de marketing Maria Elisa Ganima, 29.

Se mesmo assim não der certo, elas aceitam retornar o dinheiro do consumidor.

Outra empresa que levanta dados sobre o comércio pela web, a E-bit, aponta que o setor de moda e acessórios é, hoje, aquele no qual há mais compras.

As empresas monitoram dados diferentes: a Navegg verifica quais produtos os internautas pesquisam e a E-bit verifica as compras de fato efetuadas.


Endereço da página:

Links no texto: