Folha de S. Paulo


Menor, Oktoberfest espera dobrar receita em 2013

Com a venda prevista de 700 mil litros de chope, ou 1,4 litro por visitante, a Oktoberfest 2013 começa hoje com a expectativa de movimentar R$ 15 milhões, o dobro de 2012, e receber 500 mil pessoas ao longo do mês -70% mais do que a população de Blumenau, sede do evento.

Nesta 30ª edição da festa, a federação de comércio do Estado estima que sejam movimentados R$ 70 milhões na região do Vale do Itajaí com negócios como aluguéis de casas e transporte para turistas, que perfazem cerca de 60% dos participantes.

A alta perspectiva de faturamento é mantida a despeito da limitação de público na edição deste ano, que vai até o próximo dia 20.

Rafaela Martins- 20.set.2013/Folhapress
Leandro Schmitt, da Das Bier, espera vender na festa mais do que os 30 mil litros de chope que sua cervejaria faz por mês
Leandro Schmitt, da Das Bier, espera vender na festa mais do que os 30 mil litros de chope que sua cervejaria faz por mês

Por segurança, o Ministério Público e os organizadores concordaram em restringir a capacidade máxima na Vila Germânica, local do evento, a 37,7 mil pessoas. Em 2012 o local chegou a receber 77 mil em um só dia.

A compensação deve vir do gasto dos turistas (quase 25% dos quais são paulistas), da cobrança inédita de ingressos para quem aparece de traje típico alemão (até 2012 só aqueles com roupas comuns tinham de pagar) e do consumo de alimentos e bebidas, esperam os organizadores.

Pesa na projeção o histórico etílico dos últimos cinco anos, quando o público da festa se manteve estável em torno de 500 mil pessoas mas a venda de chope saltou 74%, de 374 mil para 652 mil litros.

ARTESANAIS

O aumento do consumo vem acompanhado de mais espaço para as cervejarias artesanais, que duplicaram a participação no evento desde 2008 e já respondem por 50% da bebida oficial consumida nos 18 dias da festa.

No evento desde 2007, a Das Bier, de Gaspar (SC), espera comercializar na Oktoberfest mais do que produz em um mês inteiro (de 26 mil a 30 mil litros de chope).

Leandro Schmitt, um dos proprietários, diz que a festa é uma oportunidade de apresentar novidades ao público que busca bebidas especiais.

A local Wunder Bier alugou quatro tanques de 4.500 litros cada um e três de 600, esperando vender 40 mil litros durante o evento. "Por sermos uma marca de Blumenau, é quase uma necessidade estar na festa", afirma Mauro Pedrosa, gerente da cervejaria.

"É até uma forma de preservarmos uma receita [de chope] regional."

Já a artesanal Bierland quer superar a venda de 92 mil litros de chope e contratou 45 tiradores da bebida.

Segundo Eduardo Krueger, sócio da marca, a Oktoberfest representa 20% do faturamento anual da cervejaria.

Adquirida pelo grupo Brasil Kirin em 2008, a Eisenbahn, no evento desde 2005, não divulga seus números.

VERA FISCHER

Alugar um imóvel em Blumenau durante a Oktoberfest pode render ao proprietário até R$ 10 mil. De olho nesse extra, a servidora pública Flávia Neumann Barroso aluga há sete anos duas casas mobiliadas para os visitantes, com diária média de R$ 120 por pessoa.

Em uma delas, a dez minutos a pé do Parque Vila Germânica, a atriz e ex-miss Vera Fischer viveu na infância e na adolescência. Em 2011, Flávia registrou o recorde de hóspedes nas casas: 76.


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