Folha de S. Paulo


Eletrobras contrata empresa alemã para se reestruturar

A Eletrobras contratou a empresa alemã com escritório no Brasil Roland Berger para fazer a reestruturação da companhia, completando um processo iniciado em 2008 para tentar colocar a empresa em um padrão de governança corporativa, ou seja, com boas práticas de gestão.

Em paralelo, a estatal também contratou o Banco Santander, que vai estudar a melhor solução para as seis distribuidoras estaduais que a empresa teve que assumir no passado.

O banco vai decidir, por exemplo, se a Eletrobras deve manter ou vender esses ativos. Em caso de venda, se deve manter o controle ou ficar com participações nessas companhias.

Ao longo dos anos, a Eletrobras assumiu o controle das distribuidoras no Amazonas, Acre, Alagoas, Piauí, Rondônia e Roraima. Os prejuízos dessas empresas chegaram a R$ 1,5 bilhão na época em que foram incorporadas pela holding, mas as perdas hoje giram em torno dos R$ 400 milhões.

RAIO X

Já a empresa alemã vai avaliar todo o Sistema Eletrobras, que inclui Furnas, Eletronorte, Chesf, Eletrosul, Eletronuclear, CGTEE, Eletropar e metade do capital da Itaipu Binacional.

A consultoria vai, por exemplo, determinar se o número de empregados está adequado, se a holding deve se desfazer de algum ativo, como fica a área internacional entre outras decisões.

O prazo para o fim do trabalho da consultoria é de 11 meses, mas as medidas poderão ser implantadas antes disso, segundo a assessoria da Eletrobras, à medida que o trabalho ficar pronto.

Quando era ministra de Minas e Energia, a presidente Dilma Rousseff afirmava que pretendia transformar a Eletrobras "em uma nova Petrobras", referindo-se ao grau de governança corporativa da petroleira.

Em 2010, o Sistema Eletrobras consolidou a marca das subsidiárias, e este ano colocou em prática um plano de demissão voluntária que enxugou cerca de 4 mil funcionários.

A Roland Berger tem sede na Alemanha e 51 escritórios em 36 países e atua em setores como energia, automotivo, serviços financeiros, bens de consumo entre outros.


Endereço da página: