Folha de S. Paulo


Anatel quer antecipar massificação da internet 3G e 4G no país

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, afirmou nesta segunda-feira (19) que está em estudo a antecipação de metas para a massificação da internet 3G e 4G no país.

Pelo cronograma original, a internet 3G chegaria a todo o país até 2017 e a 4G em 2019, afirmou.

"Se houver condições financeiras, nós vamos calcular o valor da faixa e veremos qual tipo de obrigação pode ser antecipada no leilão da faixa de 700 MHz [que servirá para a implantação do serviço de internet 4G]", disse em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a antecipação seria de um ou dois anos. Em uma previsão que chamou de "conservadora", o 3G iria para 2016 e o 4G --de alta velocidade, até dez vezes mais rápida que a 3G-- para 2018.

Rezende afirmou que o leilão dos 700 MHz deve ocorrer entre abril e maio do ano que vem. Há três meses, ele afirmou que ocorreria entre março e abril.

A primeira versão do edital, que irá para consulta pública, deve ser votada em dezembro, disse.

De acordo com o presidente da agência, entre as dificuldades para a antecipação está o custo de remanejamento de radiodifusores que estão na faixa de 700 MHz --eles fazem transmissão dos canais de TV aberta, os canais analógicos.

"Para levar o 4G para o máximo de cidades possíveis é preciso ter redes de fibra ótica de longa distância. A ideia é também usar os 700 MHz para melhorar o serviço."

Rezende afirmou que com o leilão da nova faixa há a meta de que 95% dos municípios brasileiros tenham fibra ótica. "Para termos um 4G de qualidade no interior do Brasil, é preciso ter rede de alta capacidade". Isso deve ser atingido até 2019, disse.

Desde 30 de abril, as seis cidades que foram sede da Copa das Confederações --Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza-- oferecem o 4G em 50% da área urbana, percentual que irá para 80% até dezembro.

Em 1.500 municípios do país, ainda não há tecnologia 3G.

CRONOGRAMA

O presidente da Anatel apresentou o cronograma atual de implantação do 4G no país. Até 31 de dezembro os municípios sede ou subsede da Copa do Mundo de 2014 terão a tecnologia.

Até 31 de maio de 2014, é a vez das capitais de Estado, municípios com mais de 500 mil habitantes e o Distrito Federal. Em dezembro de 2015, são as cidades com mais de 200 mil habitantes e, em dezembro de 2016, com mais de 100 mil.

Por último, a tecnologia deve chegar nas cidades com entre 30 mil e 100 mil habitantes até dezembro de 2019.
O governo estuda desde o ano passado as possíveis maneiras de realocar os canais analógicos da faixa de frequência de 700 MHz para outra. Só depois de retirá-los, as teles poderão começar a oferecer serviço de internet banda larga.


Endereço da página: