Folha de S. Paulo


Petrobras bate recorde de aproveitamento de gás natural associado ao petróleo

A Petrobras informou nesta quinta-feira (9) que bateu recorde de aproveitamento de gás natural associado ao petróleo, atingindo 94,01% de todo o gás produzido.

"Este foi o melhor resultado já alcançado pela companhia desde abril de 2011, quando chegou a 93,65%", informou a estatal, que hoje à noite divulga o seu resultado do segundo trimestre do ano, quando o lucro foi menor do que no período anterior, segundo analistas.

A estatal informou que o aumento do aproveitamento do gás natural é consequência do Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás 2015, que tem permitido melhorar o desempenho de unidades de operações das regiões Sul e Sudeste.

Em 2009, a Petrobras aproveitava 79,1% do gás produzido associado ao petróleo e quer chegar a 2015 com 95% de aproveitamento.

Até julho, a empresa acumula uma média de aproveitamento do gás associado da ordem de 92,30%, superior ao recorde anual de 91,26% registrado em 2012.

REFINO

Esta semana, a Petrobras também divulgou que bateu recorde mensal de refino em julho, processando 2,139 milhões de barris de petróleo por dia, um acréscimo de 29 mil barris diários contra recorde anterior, de maio de 2013.

As refinarias da empresa estão operando no limite da capacidade, com 98% do volume total.


Endereço da página: