Folha de S. Paulo


Siemens escolhe CFO para liderar recuperação após demitir CEO

O grupo alemão de engenharia Siemens nomeou o diretor financeiro Joe Kaeser como novo comandante da empresa após demitir o presidente-executivo Peter Loescher quatro anos antes do fim de seu contrato, na sequência de uma segunda revisão no ano para a meta de lucros.

Loescher havia prometido que a Siemens, cujos produtos variam de turbinas de gás a trens de alta velocidade, cresceria mais rápido que rivais como ABB, General Electric e Philips, mas a lucratividade foi prejudicada por más aquisições, encargos por atrasos em projetos e um foco no crescimento das vendas.

Andreas Gebert/Efe
O diretor financeiro Joe Kaeser em coletiva de imprensa sobre sua nomeação como novo presidente da Siemens
O diretor financeiro Joe Kaeser em coletiva de imprensa sobre sua nomeação como novo presidente da Siemens

Na semana passada, a Siemens abandonou abruptamente sua meta de elevar a margem de lucro operacional principal de 9,5% para no mínimo 12% até 2014, o que acabou sendo a gota d'água para os membros do conselho supervisor, com a maioria votando pela saída do presidente-executivo em reunião nesta quarta-feira. Em comunicado, a empresa informou que a saída de Loescher do cargo foi por acordo mútuo.

Kaeser, de 56 anos, inicia no novo cargo na sexta-feira com a tarefa de reestruturar a segunda maior empresa da Alemanha em valor de mercado e um símbolo da estrutura industrial do país.

O executivo ganhou uma reputação de pragmático durante seus 33 anos na Siemens, sete deles como diretor financeiro, e analistas afirmam que ele tem uma compreensão do negócio e da cultura da empresa que dizem ter faltado em Loescher, um austríaco que foi o primeiro candidato externo a conseguir o cargo.

Loescher permanecerá à disposição para ajudar a lidar com alguns problemas em curso até 30 de setembro.


Endereço da página: