Folha de S. Paulo


Setor financeiro e de telecomunicações lideram queixas no 1º semestre, diz Procon

O setor financeiro e o de telecomunicações foram os campões de reclamações em seus canais de atendimento no primeiro semestre de 2013, segundo levantamento do Procon-SP (órgão de defesa do consumidor).

As teles foram responsáveis por 31% das queixas, com um total de 39,5 mil reclamações, um aumento de 29% em relação ao total do primeiro semestre de 2012.

Já os bancos responderam por 28% do total. O número total de reclamações permaneceu praticamente inalterado, em cerca de 35 mil. Em terceiro lugar, aparecem as empresas de aparelho celular, com 8% do total, e 10,3 mil reclamações. Produtos de informática, móveis, planos de saúde, produtos da linha branca, cursos livres, aparelhos de televisão e instituições de ensino também aparecem no ranking por setor.

O ranking aponta também as empresas que lideraram as reclamações no último semestre e responderam por mais da metade das reclamações no período. Nesse ranking, as empresas de comércio eletrônico também se destacaram como líderes em queixas dos consumidores.

A Vivo foi a campeã, com 5.756 reclamações, seguida pelo Itaú, com 3.981. Em terceiro lugar, ficou a Claro, com 3.703 registros. Segundo o Procon, as principais reclamações à Vivo se referem à ineficiência da instalação de linhas, devido à falta de reparo, e serviço inoperante (linha muda).

Segundo o órgão, esses problemas incidem diretamente na qualidade do serviço e indica problemas estruturais da empresa.

Das instituições financeiras, os problemas mais recorrentes se referem à cobrança indevida de faturas, em cartão de crédito e conta-corrente, além da cobrança de tarifas, sobretudo em financiamento de veículos.

O Procon destacou também o setor de comércio eletrônico, que tem observado aumento nas reclamações, segundo o órgão.

Apesar do alto número de reclamações, a maior parte das empresas tem índices altos de resolução no primeiro atendimento, de 80%. Sabesp, Vivo e B2W têm 90% de resolução.

O Banco Votorantim apresentou índice de solução superior ao do ano passado, no entanto, ainda é a empresa do segmento com o menor percentual de atendimento em fase preliminar (61,75%).

O Procon considera no ranking o número absoluto de atendimentos. Assim, empresas com mais clientes tem maior propensão a aparecer no levantamento.

OUTRO LADO

A Vivo, que aparece como primeira colocada do ranking do Procon, informou em nota que o volume de atendimentos da empresa inclui, além das reclamações, consultas e pedidos de informações e aponta que a empresa detém a melhor posição do setor de telecomunicações no que se refere à Resolutividade de Demandas, com índice de 92%.

A TIM, a Claro e a Oi informaram que estão realizando investimentos na área e trabalhando para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.

O Banco Itaú, segundo do ranking, informou que o volume de reclamações do banco no Procon SP apresentou queda de 26% em comparação com o mesmo período de 2012 e que a redução das reclamações e o aumento da solução em canais internos são prioridades da instituição.

O Bradesco e o Santander afirmaram que seguem trabalhando para aprimorar os serviços de atendimento e o Banco do Brasil informou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Veja as notas oficiais das empresas aqui

RANKING EMPRESA ATENDIMENTOS
GRUPO VIVO 5.756
GRUPO ITAU UNIBANCO 3.981
GRUPO CLARO 3.703
GRUPO BRADESCO 3.041
GRUPO PÃO DE AÇÚCAR 2.369
TIM CELULAR S/A 2.346
GRUPO NET 2.222
GRUPO OI 2.010
GRUPO SANTANDER REAL 1.572
10º SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA 1.455
11º ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE S PAULO 1.364
12º GRUPO CAIXA ECONOMICA FEDERAL 970
13º GRUPO B2W 954
14º GRUPO BANCO DO BRASIL 878
15º SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA 822
16º GRUPO MAGAZINE LUIZA 707
17º CIA DE SANEAMENTO BASICO DO ESTADO DE SAO PAULO 666
18º MOTOROLA INDUSTRIAL LTDA 630
19º GRUPO VOTORANTIM 618
20º NEON DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS ELETRONICOS LTDA 614

Fonte: Procon-SP


Endereço da página:

Links no texto: