Folha de S. Paulo


BNDES concede R$ 3,3 milhões para projeto de revitalização do Cristo Redentor

Em meio à realização da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Mundial) aprovou a concessão de R$ 3,3 milhões não reembolsáveis para elaboração de um projeto de revitalização da infraestrutura de recepção turística do Cristo Redentor.

Os recursos serão destinados à Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, que solicitou os recursos ao banco e vai contratar um escritório de arquitetura para desenvolver o projeto.

A associação trabalhará junto com o Iphan (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico) e a Cúria Metropolitana.

"Os estudos visam a apresentar soluções de arquitetura e engenharia para as carências na infraestrutura de recepção do Corcovado, oferecendo condições de visitação mais seguras, confortáveis e voltadas para a preservação ambiental", disse o BNDES em nota.

A operação, que acontece no âmbito do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura, utiliza recursos do Fundo Cultural do Banco e faz parte de um conjunto de intervenções previstas no Plano de Manejo do Parque Nacional da Tijuca, que contempla o penhasco do Corcovado (RJ), onde foi erguida a estátua do Cristo Redentor, em 1931.

Atualmente, ressaltou o BNDES em nota, não há controle de fluxo de pessoas no espaço, cuja capacidade é estimada em 1.200 pessoas.

Deverão ser orçadas obras de revitalização nos quatro pavimentos de acesso ao Cristo Redentor, que beneficiem todas as áreas de circulação: passarelas, corredores, mirantes, guarda-corpos, pergolados, jardins, torres de elevadores, escadarias, lojas, cafeterias e banheiros, numa área total de 3.775,20 metros quadrados.

"Com a requalificação, será possível organizar o fluxo de visitantes no alto do Corcovado, o que se torna cada vez mais urgente frente ao crescente tráfego no local e ao impacto adicional esperado a partir de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016", destacou o banco.


Endereço da página: