Folha de S. Paulo


BP fecha parceria com Petrobras na bacia Potiguar

A britânica BP anunciou hoje (15) que concluiu acordo com a Petrobras para entrar em cinco concessões operadas pela estatal em águas profundas da bacia de Potiguar, na margem equatorial brasileira.

Sem divulgar valores, a BP informou que vai assumir 30% de participação nos blocos POT-M-663 e POT-M-760 (contrato BM-POT-16), além de 40% nos blocos POT-M-665, POT-M-853 e POT-M-855 (contrato BM-POT-17).

Os blocos foram adquiridos pela Petrobras e parceiros na sétima rodada de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), em 2005. Estão localizados entre 40 e 110 quilômetros da costa dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, em águas com profundidade entre 1.400 e 2.100 metros.

Sem conseguir gerar caixa suficiente para cobrir seus elevados investimentos, a Petrobras tem feito parcerias para dar continuidade ao desenvolvimento dos seus blocos em exploração.

A BP informou que após as aprovações regulatórias, o BM-POT-16 será explorado por um consórcio formado por Petrobras, que continua como operadora, com 30%; BP, 30%; Petrogal Brasil, 20%; e IBV, 20%. No BM-POT-17 a Petrobras também se manteve como operadora, com 40%; a BP terá 40%; e a Petrogal Brasil, com 20%.

A BP foi responsável por um dos piores acidentes ambientais da história dos Estados Unidos, após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, em 2010.

Depois do acidente, em 2011, a empresa adquiriu participações em 10 blocos que eram da Devon Energy do Brasil. Hoje, a BP tem 14 concessões em cinco bacias brasileiras, não incluindo os oito blocos adquiridos na 11ª rodada de licitações, realizada em abril deste ano, e a parceria anunciada hoje. Após todas as confirmações, a empresa terá 27 concessões no país.

Além de exploração e produção de petróleo, a BP opera três plantas de produção de etanol no Brasil, com capacidade para processar 7,5 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano. A empresa também vende querosene de aviação, por meio da Air BP, que opera em 18 aeroportos brasileiros. A empresa é dona também da marca de lubrificantes Castrol.

"Assim que a parceria da bacia Potiguar estiver aprovada e os contratos de concessão da 11ª [rodada], assinados [o que deve ocorrer em agosto], as empresas do grupo BP estarão presentes em 14 Estados Brasileiro", disse a BP em nota.


Endereço da página: