Folha de S. Paulo


Hipoteca ainda é tabu no Brasil, dizem bancos

Modalidade comum fora do país, o refinanciamento de imóveis -ou hipoteca- ainda não é popular entre os investidores brasileiros. Nesse tipo de operação, um imóvel quitado entra como garantia de um empréstimo.

No caso do Brasil, há uma particularidade: o imóvel pode ser hipotecado apenas uma vez. Nos EUA, por exemplo, é possível refinanciá-lo por até três vezes.

Foram hipotecas desse tipo, e não pagas, que geraram a crise imobiliária americana de 2008, com reflexos no sistema financeiro mundial.

Veja opções para obter recursos para investir em imóvel

"O brasileiro ainda tem preconceito com hipoteca porque tem uma relação passional com a casa própria", afirma Rodrigo Pinheiro, diretor geral do Conglomerado Financeiro Barigui, que oferece a modalidade.

PRÓS E CONTRAS

Para Fábio Nogueira, diretor da Pan Hipotecária, parceria da Caixa com o Panamericano, o refinanciamento facilita a obtenção de recursos. "A venda de uma casa é muito mais demorada do que colocá-la como garantia de crédito, inclusive, para comprar outro imóvel."

As linhas são atraentes do ponto de vista de prazos de pagamento, que podem chegar a 30 anos. Os juros, porém, podem passar de 20% ao ano -mais que os 12% ao ano, mais Taxa Referencial (atualmente zero), máximos no caso do financiamento de um imóvel de até R$ 500 mil.

Além disso, se ficar inadimplente, o investidor pode perder o imóvel.

A Credipronto, uma parceria do banco Itaú com a imobiliária Lopes, faz financiamento imobiliário desde 2008 e deverá lançar o refinanciamento no último trimestre deste ano. "É uma aposta que dará certo no médio prazo, pois o brasileiro ainda não aceita bem o negócio", afirma Bruno Gama, diretor-geral da empresa.

VOLUMES

Ainda que venha ganhando força, esse tipo de crédito representa, em média, segundo as instituições ouvidas pela Folha, pouco mais de 1% da carteira total de empréstimo imobiliário (estimada em cerca de R$ 300 bilhões) dos bancos do país.

Nos casos da Caixa e do Bradesco, porém, esse percentual chega a 9%. (JC)


Endereço da página:

Links no texto: