Folha de S. Paulo


Websérie de agência brasileira ganha o prêmio máximo de internet em Cannes

Não entra na conta oficial dos troféus obtidos pelo Brasil no festival de Cannes, mas foi uma agência brasileira, com sede em San Francisco, a vencedora do Gran Prix -o prêmio máximo-- da categoria Cyber (internet) no festival de publicidade Cannes Lions, na França.

A Pereira O'Dell, agência do Grupo ABC comandada por Paulo Jorge Pereira, o PJ, assina a campanha "A beleza interior", criada para a Intel e para a Toshiba.

A websérie de seis episódios de até 10 minutos, exibidos no YouTube e no Facebook, conta a bizarra história de Alex, um sujeito que sofre de uma síndrome na qual seu corpo acorda diariamente de um jeito diferente.

Mais gordo, mais magro, com outro número de sapato, como chinês. PJ conta que cerca de 100 atores fizeram o papel do ator principal, incluindo alguns internautas que mandaram imagens que foram inseridas nos filmes.

Exemplo do chamado branded content (conteúdo promovido por marcas) a campanha subverte formatos tradicionais de propaganda e definições de conteúdo patrocinado e "autêntico".

No último sábado, a despeito de ser propaganda e de ter sido veiculada na internet, a série venceu o prestigioso Emmy, o Oscar da TV americana, na categoria "novas abordagens, série ou programa original".

"A gente inscreveu no Emmy na curiosidade, pra ver a reação. E foi muito nobre da parte da academia terem aceitado a nossa participação", diz PJ.

A série contabiliza mais de 70 milhões de visualizações no YouTube.

Para PJ, as linhas que separam o comercial do conteúdo estão cada vez mais tênues. "O comercial concorre com as novelas que vêm antes e depois dele."

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