Folha de S. Paulo


ESPN desiste de transmissão de canal 3D

A rede de esportes ESPN, da Walt Disney Company, anunciou ontem que, três anos após o lançamento, vai interromper a transmissão do canal a cabo em 3D nos EUA até o fim do ano.

O motivo é a baixa demanda pelo serviço. A empresa não informou quantos assinantes o canal tinha, mas disse que o número era "extremamente limitado e não estava crescendo".

Por isso, decidiu que não valia a pena continuar com o canal em 3D. Apesar da redução nos preços de TVs com a tecnologia e a produção de filmes em 3D, não houve uma aceitação entre o público.

O fim do canal da ESPN pode ser o fim do segmento, já que ele era um dos principais produtores de conteúdo em terceira dimensão nos EUA.

Divulgação
Câmera da ESPN para transmissão em 3D em jogo de futebol americano
Câmera da ESPN para transmissão em 3D em jogo de futebol americano

Os recursos do canal devem ser redirecionados para "outros produtos e serviços que servirão melhor a fãs e afiliadas", disse a porta-voz da empresa, Katina Arnold.

A principal aposta agora deve ser a tecnologia de resolução 4k, também conhecida como Ultra HD. A definição atinge 3.840 x 2.160 pixels, quatro vezes superior à dos televisores Full HD.

No Brasil, existem apenas dois modelos de televisores que suportam a tecnologia disponíveis, um da LG e outro da Sony, ambos com 84 polegadas de tamanho. Uma das vantagens do Ultra HD é o suporte a telas maiores.

O retorno à tecnologia 3D não foi descartado pela ESPN, "se e quando decolar", acrescentou Arnold, a porta-voz da empresa.

O valor médio mensal por assinante cobrado pela ESPN das operadoras era um dos mais altos de canal a cabo, de acordo com empresa de consultoria de mídia SNL Kagan. Para o analista Derek Baine, o lançamento do canal em 3D foi precipitado. "Essa tecnologia não está pronta para o horário nobre", disse.

AVATAR

A ESPN 3D foi criada em junho de 2010 e era um dos nove canais em três dimensões que surgiram nos EUA após lançamento do filme "Avatar", de James Cameron, no fim de 2009, o primeiro a popularizar a tecnologia.

A programação incluía jogos de futebol americano universitário e torneios de golfe, entre outras atrações.

A visualização de canais em três dimensões exige o uso de óculos especiais. Muitos espectadores afirmavam que o efeito 3D não acrescentava muito à transmissão.

A ESPN é a maior rede esportiva dos Estados Unidos e uma das principais fontes de lucro da Disney. Reúne ainda os canais ESPN e ESPN2, além de uma versão em espanhol, ESPN Deportes.


Endereço da página: