Folha de S. Paulo


Desligamento de TV analógica começa em março de 2015, diz ministro

O processo de desligamento dos canais de TV analógicos começará em março de 2015, afirmou o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) nesta terça-feira (11).

Conforme antecipado pela Folha, o cronograma do ministério foi alterado para que esse desligamento e o início oficial do funcionamento da TV digital pudessem ser feitos paulatinamente, com início em 2015 e término em 2018.

De acordo com o cronograma inicial, todo o processo deveria ser concluído em 2016.

Governo estuda dar 'bolsa novela' para levar TV digital à baixa renda

Segundo o novo texto, o processo ocorrerá de 2015 a 2018 e será feito Estado por Estado. O calendário definitivo, entretanto, ainda não foi divulgado.

"Conversei com a presidente Dilma na semana passada e ela concordou com a proposta de flexibilizar o calendário. Vamos publicar o decreto nos próximos dias", disse Paulo Bernardo.

De acordo com o ministro, esse prazo mais longo não prejudica o leilão de internet 4G, que ocupará a faixa de 700 MHz, hoje usada pelos canais de TV. Com o desligamento, eles migrarão para uma frequência mais baixa, deixando caminho para as teles implantarem redes de internet banda larga.

"A televisão tem que ser digitalizada para sobrar espaço para a internet 4G. Essa flexibilização [no calendário] tem de ocorrer até por razões práticas, para não ser difícil de administrar e para diminuir o risco de dar problema", afirmou.

O desligamento deve começar pelos grandes centros, onde há maior dificuldade de organização do espectro.

"Se fosse feito só em 2016, eu teria de convencer as pessoas a comprar conversores ou TVs digitais de uma vez. Geraria uma demanda de 30 ou 35 milhões de aparelhos em um semestre, enquanto nossa demanda hoje é de 14 ou 15 milhões em um ano. Então poderia faltar equipamento ou causar um aumento nos preços", disse.


Endereço da página:

Links no texto: