Folha de S. Paulo


Produção industrial de SP tem maior alta em abril desde maio de 2010, diz IBGE

A expansão na atividade da indústria de São Paulo em abril, de 10,7% ante o mesmo mês de 2012, foi a maior desde maio de 2010 (12,1%), mostrou uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (7).

Para a entidade, houve um perfil disseminado de taxas positivas na indústria de São Paulo em abril.

Segundo o instituto, a taxa positiva foi impulsionada principalmente por um aumento de 21,6% na produção de veículos automotores no mesmo período de comparação. Houve forte atividade industrial na fabricação de caminhões-tratores para reboques e semirreboques; caminhões e veículos de transporte de mercadorias.

Isso ajudou a formar a expansão na atividade industrial de veículos, concluiu o IBGE.

Mas o bom desempenho do parque industrial paulista não ficou concentrado somente em veículos automotores.

Houve aumentos nas atividades das indústrias farmacêutica (23,7%); de alimentos (14,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (25,85%), máquinas e equipamentos (9,3%); material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (32,5%); e outros equipamentos de transporte (17,3%).

OUTROS LOCAIS

Em abril, a produção industrial subiu em 9 dos 14 locais pesquisados. Na terça-feira, o IBGE divulgou que a indústria nacional registrou aumento de 1,8% na comparação com março.

Na série com ajustes sazonais, o Pará registrou o pior desempenho, com recuo de 1,4% na comparação com março, seguido por Goiás, com queda de 1,2%; Rio de Janeiro e Amazonas, ambos com retração de 0,4%.

Em contrapartida, Minas Gerais teve o melhor desempenho, com alta de 2,8% na passagem de março para abril, seguido pelo aumento na atividade industrial da Bahia (2,5%).


Endereço da página:

Links no texto: