Folha de S. Paulo


Cesta adequada depende do cliente, dizem bancos

Questionados sobre a orientação ao correntista referente aos pacotes mais adequados para seu perfil, os bancos afirmaram disponibilizar as informações, mas o cálculo de gastos ainda é uma tarefa que recai somente sobre o consumidor.

Custo de pacote bancário varia até 100%

O Bradesco afirmou que investe na capacitação dos funcionários para sugerir a melhor cesta ao cliente na abertura da conta.

"Porém o cliente também deve ficar atento quando passar a utilizar um número excedente de serviços e solicitar a alteração de sua cesta", declarou em nota.

O Banrisul também afirmou que orienta os clientes sobre os pacotes, além dos serviços gratuitos obrigatórios, no momento da adesão. No entanto, não esclareceu se presta essas mesmas orientações posteriormente, quando o correntista poderia ter uma ideia mais exata de seu perfil de gastos.

O banco afirmou ainda que, a partir de julho, seu pacote padronizado de serviços passará a custar R$ 9,80 ao mês --hoje é de R$ 14.

Em nota, o Santander afirmou que "oferece pacotes de serviços de acordo com o perfil de consumo e as necessidades dos clientes".

O Itaú disse que os valores dos pacotes podem variar de acordo com a relação entre o consumidor e o banco. "Buscamos adequar a contratação do pacote conforme o perfil e necessidades dos clientes", afirmou em nota.

Os bancos afirmaram que o cliente pode pedir a alteração de seu pacote, em qualquer momento, pelos canais de atendimento.

A Caixa, o Banco do Brasil, o HSBC e o Citibank não responderam até o fechamento desta edição. (THIAGO SANTOS)


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