Folha de S. Paulo


Loja virtual de vinhos adquire empresa de cervejas 'por assinatura'

Em busca do interesse crescente dos brasileiros por vinhos e cervejas gourmet, as empresas Wine.com.br e Have a Nice Beer, especializadas em venda de bebidas pela internet, anunciam uma parceria nesta terça-feira (28).

A Wine, criada em 2008 por empresários capixabas, adquiriu uma participação majoritária na gaúcha Have a Nice Beer, que vende cervejas por meio de assinaturas mensais. O valor da transação não foi revelado.

Com faturamento de R$ 120 milhões em 2012, a Wine tornou-se um dos maiores e-commerces especializados em vinhos do país, com 70 mil usuários cadastrados e 30 mil assinantes do "clube" da bebida.

Rafaella Reis/Divulgação
Meneghetti (esq.), da Have a Nice Beer, e Salume, da Wine.com.br
Meneghetti (esq.), da Have a Nice Beer, e Salume, da Wine.com.br

Há um ano, a empresa recebeu um investimento da eBricks, braço de investimentos em empresas digitais do grupo de mídia RBS. A holding adquiriu uma participação minoritária na loja virtual.

Com o aporte da Wine, a start-up de cervejas, criada há dois anos, estima dobrar seu faturamento em 2013, para R$ 5 milhões.

"As sinergias e o fôlego financeiro trazidos pela união devem potencializar nossa expansão daqui pra frente", diz Pedro Meneghetti, um dos fundadores do Have a Nice Beer.

Atualmente, são 7,5 mil associados no site, que recebem, mediante pagamento de mensalidade, uma seleção de cervejas premium em casa todos os meses.

As maiores sinergias, estima Meneghetti, são nas áreas de importação, logística e armazenamento. A Wine, com cerca de 300 funcionários, mantém um centro de distribuição climatizado em Serra (ES).

"O mercado de cervejas no Brasil vai passar pela mesma transformação que o de vinhos, com a sofisticação do consumo e a busca por serviços diferenciados", diz Rogério Salume, presidente da Wine.

Segundo ele, em faturamento, a empresa é o segundo maior e-commerce de vinhos do mundo, só atrás da americana Wine.com, onde se inspirou.


Endereço da página: