Folha de S. Paulo


Bairros distantes do centro de São Paulo lideram valorização em 2012

Com terrenos mais escassos e caros nas áreas centrais, bairros da periferia foram campeões da valorização imobiliária na cidade de São Paulo no ano passado.

O bairro São Domingos, na zona Norte, teve aumento de 59% do preço do metro quadrado de imóveis novos, segundo dados do Geoimovel, empresa de informações imobiliárias. Na Vila Jacuí, na zona leste, a alta foi de 36%.

Preço de moradia sobe em ritmo menor
Construtoras estão mais flexíveis para negociações

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Dos 11 bairros com maior valorização, apenas Pari, Perdizes e Liberdade, cujos preços cresceram 27%, 23% e 23%, respectivamente, estão em zonas centrais da cidade.

Celso Amaral, diretor corporativo do Geoimovel, empresa de informações imobiliárias, diz que São Paulo vive uma escassez de outorgas onerosas (autorizações para construção acima do limite permitido pela Prefeitura), devido à demora em atualizar a lei de ocupação do solo.

"As incorporadoras estão procurando regiões onde ainda há outorga disponível."

Amaral diz, porém, que bairros como Pinheiros, Itaim Bibi e Morumbi têm maior valorização historicamente. Pinheiros (zona oeste) teve valorização de 22% em 2012.

Para João da Rocha Lima Júnior, professor de mercado imobiliário da USP, Santo Amaro (zona sul) é o próximo polo de expansão, pois ainda possui terrenos em abundância.


Endereço da página:

Links no texto: