Folha de S. Paulo


Doméstico pode bater ponto com smartphone

Empregadores e domésticos podem controlar as horas trabalhadas com um aplicativo para smartphones.

O Ponto Doméstica, desenvolvido pela B4H Serviços em Computação, possibilita que o trabalhador "bata o ponto" de entrada e saída do trabalho com um celular. Se o aparelho tiver a funcionalidade de localização, é possível identificar o endereço em que o ponto foi batido.

Lei sobre domésticos impulsiona sites com dicas para patrões

O serviço também permite que o doméstico informe entrada e saída de seu horário de almoço.

O aplicativo, que pode ser baixado no Android Market (Google Play), funciona em qualquer smartphone com o sistema Android (versão 2.1 ou superior) ou que tenha acesso à internet de rede móvel ou Wi-Fi.

Também é possível acessar o serviço em computadores com os navegadores Chrome, Firefox, Safari ou Internet Explorer (versão 8 ou superior).

Todos os serviços são gratuitos.

COMO FUNCIONA

O empregador precisa cadastrar seus funcionários no site do Ponto Doméstica (www.pontodomestica.com.br). Após o trabalhador "bater o ponto", é possível verificar datas e horários em que o doméstico trabalhou com uma consulta ao site.

O aplicativo está disponível desde o último dia 3 e, até o momento, cerca de 200 empregadores e 100 funcionários utilizam o serviço, segundo o professor de computação móvel, Kiko Pereira, um dos desenvolvedores do aplicativo. "Em três meses, esperamos ter mais de 5.000 empregadas utilizando o aplicativo", diz Pereira.


Endereço da página:

Links no texto: