Folha de S. Paulo


Velocidade e qualidade da internet fixa no Brasil são satisfatórias, diz Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta sexta-feira (17) um estudo em que todas as maiores empresas do país que oferecem serviço de internet fixa --Net, GVT, Oi, Vivo e CTBC -- aparecem cumprindo, com folga, a meta mínima para velocidade e qualidade do serviço imposta pela agência.

A avaliação apresentou dados de medições feitas em abril nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Em todos os casos, apenas foram consideradas as companhias que tinham mais de 50 mil assinantes ativos.

TIM reduz queixas, mas continua com maior número de reclamações na Anatel
Anatel vai multar empresas de celular que não cumprirem metas, diz presidente

A avaliação da agência reguladora é de que o estudo demonstra que a banda larga fixa do país, oferecida pelas empresas, oferece aos usuários uma "experiência satisfatória".

Dentro dos critérios da Anatel, ao acessar a internet, o usuário deve ter como velocidade instantânea --percebida no momento da navegação -- pelo menos 20% da velocidade contratada. Esse limite mínimo será aumentado para 30% a partir de novembro de 2013 e 40% a partir de 2014.

Para a velocidade média, aferida no período de um mês, a empresa precisa garantir ao menos 60% da velocidade contratada. Esse limite subirá para 70% em novembro de 2013 e para 80% em novembro de 2014.

EMPRESAS

Ainda que todas as empresas tenham atingido a meta, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro a empresa Oi foi a que apresentou os piores indicadores e a Net, os melhores. Esse resultado vale tanto para a medição da velocidade instantânea quanto velocidade média contratada.

Em São Paulo, a GVT apresentou o melhor resultado para velocidade instantânea. A Net ficou em segundo lugar e a Vivo, na terceira e última posição. Para a velocidade média, a Net ficou em primeiro lugar, seguida da Vivo e em terceiro --e último--, a GVT.


Endereço da página:

Links no texto: