Folha de S. Paulo


Lula negocia exploração de potássio pela Vale na Argentina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nas negociações sobre o destino do projeto de exploração de potássio do rio Colorado, na província argentina de Mendoza, que foi suspenso por tempo indeterminado pela mineradora Vale em março.

Lula e o governador de Mendoza, Francisco Pérez, discutiram o tema por meia hora na quarta-feira (15), logo que o ex-presidente chegou à cidade argentina, no fim da tarde. Pérez disse ao jornal "Diario Uno", de Mendoza, que Lula e a presidente Dilma Rousseff "fazem parte da mesma equipe".

Compra de fábrica de fertilizantes da Vale pela Petrobras é aprovada pelo Cade

O projeto do rio Colorado era o maior empreendimento privado da Argentina, com um orçamento inicial de US$ 6 bilhões. Alegando aumento de custos, a Vale suspendeu o empreendimento --provocando grande irritação no governo argentino.

O assunto foi discutido por Dilma e pela presidente argentina, Cristina Kirchner, na visita que a brasileira fez a Buenos Aires no dia 25.

Na ocasião, Cristina expôs a Dilma uma proposta formal que teria feito à Vale para que o empreendimento fosse retomado, disse posteriormente o assessor internacional da presidência brasileira, Marco Aurélio Garcia. No mesmo dia, porém, a empresa sinalizou que não teria interesse em prosseguir com a empreitada.

Agência Vale - 13.fev.2010/Divulgação
Instalações do projeto Rio Colorado, da Vale, na província de Mendoza, na Argentina
Instalações do projeto Rio Colorado, em foto de fevereiro de 2010; Vale parou projeto na província de Mendoza, na Argentina

AGENDA DE LULA

Lula deu na noite de ontem uma palestra fechada para cerca de 500 executivos na bodega Los Toneles, paga pela empresa Telefónica. De acordo com o portal "Mendoza On Line", o ex-presidente teria recebido 180 mil euros pela sua participação no evento.

O ex-presidente estará nesta quinta-feira em Buenos Aires, para a inauguração de uma universidade criada por sindicatos, em um evento que terá a participação de Cristina. Após o evento, Lula vai jantar com a presidente argentina na Casa Rosada.

O governador de Mendoza disse que também viajará a Buenos Aires para tratar da Vale com Cristina.

Amanhã, Lula vai ao Congresso da Argentina para receber títulos de doutor "honoris causa" de diversas universidades do país.


Endereço da página:

Links no texto: