Folha de S. Paulo


Claro, Embratel e Net lançam em parceria serviço de Wi-Fi grátis para clientes

A mexicana América Móvil deu hoje mais um passo na direção da integração das três empresas que controla no Brasil --Embratel, Net e Claro-- ao lançar um serviço de wi-fi gratuito para os clientes das três companhias.

Para integrar a plataforma das três empresas foram gastos US$ 100 milhões, divididos igualmente entre as operadoras.

O novo serviço traz mais vantagens para quem é cliente das três empresas, indicando que o caminho para a integração é irreversível, apesar das marcas individuais serem mantidas.

"Societariamente vamos chegar a ser a mesma companhia, mas com as unidades de negócios separadas. A Net com foco em residências, a Embratel na área corporativa e a Claro no uso pessoal", disse o presidente da Net, José Félix, garantindo que nenhuma marca vai sumir do mercado.

"Não vamos ter uma marca única, as três marcas são valiosas, mas não precisa ter três calls centers para atender os clientes, três pontos de venda. Integração societária é mais fácil, o desafio é integrar os projetos", explicou.

Em meados de abril, o grupo América Móvil enviou à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicado sobre a consolidação das estruturas e atividades das três empresas. À Anatel foi pedido uma anuência prévia para a união das operações. Segundo Félix, uma mudança como essa leva de um a dois anos.

Foi realizada também uma proposta para recompra das ações da Net na bolsa de valores pela América Móvil, por um preço que foi questionado por um acionista minoritário, o que interrompeu o fechamento de capital.

"A oferta de recompra foi mal sucedida, mas o processo está sendo analisado pela CVM e não atrapalha a integração dos serviços das empresas", disse Félix.

O novo serviço de wi-fi já pode ser acessado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Porto Legre, Curitiba, Recife e Salvador. A meta é de que aos poucos outras cidades sejam incluídas, como Manaus e Fortaleza.

O serviço oferece conexão à Internet em lugares com shoppings, aeroportos, bares, hospitais e parques, por meio de senha e login para os clientes Net e Embratel. Os clientes Claro com produtos como smartphone, tablets e notebooks terão acesso automático.

NOVAS DEMANDAS

Segundo as empresas, o lançamento do wi-fi é estratégico para atender as novas demandas trazidas pelos grandes eventos que serão realizados no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Questionado se a falta de sinal da Claro no Rio de Janeiro não seria um obstáculo, o presidente da empresa, Carlos Zenteno, informou que o grupo está investindo forte no Estado e a tendência é de que os problemas sejam resolvidos.

Desde que lançou o serviço de conexão para internet 4G, há três semanas, o número de antenas da Claro subiu de 166 para 180 e vai chegar a 240 no final do ano, informou.

Ao mesmo tempo, a previsão é de que sejam investidos R$ 10 bilhões este ano nas empresas do grupo América Móvil no Brasil, o mesmo nível de investimentos feito no ano passado.

A Claro tem 66 milhões de clientes no Brasil, enquanto a Embratel tem 15 milhões e a Net, 7 milhões.


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