Folha de S. Paulo


Petrobras poderá ser capitalizada para leilão do pré-sal, diz ministro

A Petrobras poderá ser capitalizada, se necessário, para participar do leilão do pré-sal, previsto para novembro, e dificilmente deixará de ter a obrigação de participar com 30% de todos os blocos que serão ofertados, informou nesta terça-feira (14) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Participando na parte da manhã do leilão da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Lobão afirmou que a base parlamentar do governo no Congresso vai barrar qualquer iniciativa contra a decisão, que foi tomada pelo governo para garantir à empresa o "máximo de conhecimento possível sobre a área", explicou.

ANP prevê arrecadar pelo menos R$ 2 bi com leilão de blocos de petróleo e gás
Petrobras arrecada US$ 11 bi em títulos no exterior, a 5ª maior captação da história

Questionado sobre a capacidade financeira da estatal para investir em todos os blocos que serão ofertados, Lobão afirmou que não faltarão recursos para a empresa.

"Não concordamos que a Petrobras perca isso, ela está preparada para esse tipo de investimento, e o que precisar ser capitalizada ela será", disse Lobão.

O ministro não especificou como seria feita a capitalização, mas, pelo menos até 2017, a Petrobras já garantiu ao mercado que não haverá emissão de ações, de acordo com o seu plano de investimentos.


Endereço da página:

Links no texto: