O YouTube acaba de confirmar, em entrevista coletiva por telefone de seu diretor de Parcerias de Conteúdo, Malik Ducard, o lançamento de seus primeiros canais pagos.
O novo serviço estreia hoje em dez países, entre eles o Brasil. Os demais são Austrália, Canadá, França, Japão, Coreia do Sul, Rússia, Espanha, Reino Unido e EUA.
O paywall, em sistema semelhante ao de sites de jornais, terá o custo básico de US$ 0,99 por mês, podendo alcançar US$ 7,99.
O preço médio, na expectativa do YouTube, deve ficar em US$ 2,99.
Entre os cerca de 50 canais estão Sesame Workshop, com episódios de "Sesame Street", National Geographic Kids, UFC Select e Laugh Factory VIP.
A lista, que pode ser acessada aqui, inclui perto de cinco canais de filmes.
Questionado se, com o novo serviço, o YouTube pretende concorrer com o Netflix e até com operadoras de TV paga, Ducard afirmou que não.
"Acreditamos que o YouTube não seja televisão", declarou, descrevendo os canais pagos como plataforma para a criatividade dos produtores de conteúdo e para seu "engajamento com a audiência".
Ele prometeu "muita inovação" nos próximos meses.
O Google, que controla o YouTube, ficará com 45% das receitas obtidas com as assinaturas, mesmo percentual que retira dos anúncios veiculados junto aos vídeos.