Folha de S. Paulo


Mercedes-Benz começa busca por local para produzir carros no Brasil

A Mercedes-Benz começou a buscar um local para a linha de montagem de carros que pretende instalar no Brasil.

São Paulo e Minas Gerais, onde a montadora já tem fábricas de caminhões, além de Rio de Janeiro e, agora, Santa Catarina são os Estados cotados a receber o investimento.

Chinesa Shacman anuncia R$ 400 milhões para fábrica de caminhões no Brasil

Oficialmente, a Mercedes confirma apenas as negociações com os governos paulista e mineiro, mas informa que várias cidades estão sendo avaliadas.

Nos últimos dias, representantes da empresa estiveram no norte de Santa Catarina para visitar terrenos na região e conversar com autoridades locais.

Uma das possibilidades consideradas é levar o projeto para Joinville, aproveitando a estrutura de fornecedores, logística e mão de obra que surgirá na região com a chegada da concorrente BMW na vizinha Araquari.

Segundo informações da secretaria de comunicação da prefeitura de Joinville, executivos da Mercedes vistoriaram áreas da região no feriado da última quarta-feira (1º) e, duas semanas atrás, o gerente de assuntos institucionais da montadora, Sérgio Kacas, discutiu o tema com o prefeito da cidade, Udo Döhler. O acesso portuário é um dos atrativos da região, próxima do porto de Itajaí.

A Mercedes ainda tem como opção aproveitar estruturas industriais já instaladas no país, caso das fábricas de veículos pesados da marca em Juiz de Fora (MG), onde a montadora produziu o automóvel compacto Classe A entre 1999 e 2005, e São Bernardo do Campo.

No entanto, Dieter Zetsche, presidente global da Daimler, controladora da Mercedes-Benz, já apontou o compartilhamento de uma fábrica da Renault-Nissan --no âmbito de uma aliança entre os grupos-- como a alternativa mais viável para retomar a produção de carros da marca alemã no Brasil.

Isso coloca a fábrica que a Nissan está erguendo em Resende, no sul do Rio de Janeiro, como alternativa ao projeto.


Endereço da página:

Links no texto: