Folha de S. Paulo


Governo pode definir modelos do 'kit mobília'

Para dar subsídio à compra de móveis e eletrodomésticos aos mutuários do Minha Casa, Minha Vida, o governo elabora um desenho considerado polêmico para o financiamento: definir de antemão os modelos dos utensílios que os usuários podem adquirir.

Conforme antecipado pela Folha na semana passada, quem for beneficiário do programa terá direito a crédito mais barato para comprar móveis. A proposta do governo também vale para a aquisição de micro-ondas, máquina de lavar, geladeira e fogão.

Segundo a Folha apurou, funcionários do Tesouro Nacional estão fechando os detalhes da medida, que ainda não foi submetida à presidente Dilma Rousseff. Pelo desenho atual, a mobília e os eletrodomésticos seriam vendidos só por lojas credenciadas no Minha Casa.

Além disso, defende-se que os modelos dos produtos-alvo do subsídio também sejam preestabelecidos. A ideia deve causar polêmica, justamente no momento em que a área econômica é criticada por intervencionismo.

Hoje, os mutuários já contam com uma linha da Caixa de até R$ 10 mil, mas Dilma considera que as condições de financiamento poderiam ser melhores.

Uma proposta é conceder, via Caixa e possivelmente BB, financiamentos limitados a R$ 5.000 a juros mais atrativos.

Para o governo, o "kit mobília" é uma forma de dinamizar o setor produtivo.


Endereço da página: