Folha de S. Paulo


Falha em veículos da Hyundai também afeta câmbio e piloto automáticos, diz Procon

O recall de 24.049 veículos da Hyundai nos modelos Santa Fé, Veracruz e Tucson anunciado no fim do mês passado vai reparar uma falha no interruptor das luzes de freio que pode causar diversos problemas adicionais aos condutores, informou o Procon-SP nesta quinta-feira (2).

No final de abril, a Hyundai já havia informado proprietários sobre a abertura do recall, que também afetou veículos da montadora Kia. Nesta quinta, porém, o Procon-SP deu mais informações sobre a falha, a qual estão sujeitos automóveis fabricados entre fevereiro de 2008 e junho de 2011.

Veja se a sua montadora fez recall recentemente

Segundo a entidade de proteção ao consumidor, as luzes de freio dos veículos que apresentarem o defeito podem não acender quando o pedal for pressionado devido a um problema de mau contato nos terminais internos do interruptor.

A falha pode impedir que condutores saibam que o veículo à frente está frenando, causando risco de colisão.

O problema também pode fazer com que o piloto automático, se acionado, não seja desativado quando o condutor do veículo frenar, o que pode retardar a redução da velocidade do automóvel e causar acidentes.

A função do controle adicional de estabilidade também pode ser afetada, o que reduziria a ajuda eletrônica para controle do automóvel em situações limite de estabilidade.

Os veículos podem ainda não dar a partida do motor por meio da tecla "start" (para partida sem chave) e não liberar a alavanca de mudança de marchas da posição "P" (de estacionado) se o carro for equipado com transmissão automática.

Na quarta-feira (1º), a Caoa, importadora da Hyundai no Brasil, pediu que proprietários compareçam a concessionárias da marca a partir de 20 de maio para a substituição do interruptor das luzes de freio.

A Caoa disponibilizou o telefone 0800 55 95 45 para mais informações, bem como o site da Hyundai.

CHASSIS

O recall envolve os seguintes veículos com a seguinte numeração de chassis:

Santa Fé
KMHSH81GDBU603061 a KMHSH81GDCU791194

Veracruz
KMHNU81CP9U087946 a KMHNU81CP9U090057

Tucson
KMHJM81BP8U889383 a KMHJN81DP9U994356

Divulgação
O modelo Hyundai Tucson, que sofre recall por problema no farol do freio
O modelo Tucson da Hyundai, que passa por recall por causa de problema no farol do freio

Endereço da página:

Links no texto: