Folha de S. Paulo


Empresa de turismo quer abrir 30 franquias no Brasil em 2013

A agência de turismo Almeida Viagens, terceira maior empresa do setor na Espanha, planeja expandir sua presença no Brasil, com até 30 novas franquias em 2013.

No final do ano passado, parte da companhia foi adquirida pelo fundo suíço Fasco Group International, com o objetivo de aumentar a participação nos países emergentes.

De acordo com a diretora da Almeida Viagens no Brasil, Andréia Guisordi, a intenção é privilegiar franquias em cidades médias, onde a oferta do serviço é menor.

"Há uma demanda reprimida, é uma grande oportunidade", diz Guisordi.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de hotelaria e turismo foi o que mais cresceu em 2012 (97,8%), motivado pela entrada da CVC no mercado de franquias, com 742 unidades.

Daniel Marenco/Folhapress
Camila Leal foi a primeira franqueada da empresa espanhola de turismo Almeida Viagens, que quer ampliar negócios no Brasil
Camila Leal foi a primeira franqueada da empresa espanhola de turismo Almeida Viagens, que quer ampliar negócios no Brasil

A Almeida Viagens foi fundada em 2004 por uma jovem de 21 anos, Inmaculada Almeida, com um microcrédito de € 18 mil.

Menos de dez anos depois, possui 400 franquias em quatro países e faturamento de € 254 milhões.

A presidente acredita ter transmitido seu estilo à empresa. "Estabeleci um modelo de direção moderno e horizontal no trato", sustenta.

Foi por se identificar com esse perfil que Camila Leal, 29, optou pela Almeida Viagens. A loja de Camila, no Rio de Janeiro, foi a primeira da empresa no Brasil.

Dois anos depois, sua franquia tem faturamento de cerca de R$ 350 mil mensais e lucro entre R$ 20 mil e R$ 25 mil. Camila já pensa em abrir outras lojas.

Para ter uma franquia da Almeida Viagens é preciso pagar uma taxa de adesão de R$ 40 mil, R$ 1.800 por mês, ter uma loja de no mínimo 30 m² e R$ 35 mil a R$ 40 mil de capital inicial.

O esperado é recuperar o investimento em dois anos e ter faturamento mensal de R$ 200 mil a R$ 400 mil.

Para Camila, uma vantagem da empresa é a variedade de fornecedores: "Muitas agências não podem vender pacotes de outras marcas".

Uma franquia da CVC pode custar entre R$ 80 mil e R$ 300 mil (instalação e taxa inicial). A previsão de retorno é de dois a três anos e não há cota mensal.

No entanto, o franqueado só pode vender produtos da CVC. A empresa não divulga expectativa de faturamento.

A Tam Viagens, que conta com 200 franquias, também trabalha com o sistema de exclusividade.

A empresa cobra cotas mensais de 0.8% a 1.3% do faturamento bruto --há isenção nos primeiros seis meses.

A abertura requer capital médio de R$ 270 mil, além do espaço físico, e taxa de franquia de R$ 30 mil. A média de faturamento é de R$ 400 mil e a previsão de retorno é de dois anos.


Endereço da página: