Folha de S. Paulo


Após denúncia de candidato a 'astronauta', Axe vai auditar campanha

A Unilever fará uma auditoria na etapa brasileira da campanha que levará 22 consumidores da marca de desodorante Axe para o espaço. A auditoria acontece depois que um incansável candidato postou um vídeo no YouTube explicando como fraudar a competição.

A votação da primeira etapa termina amanhã, domingo (21). Os oito brasileiros mais votados passarão por uma seleção --os dois mais aptos vão para a etapa mundial da campanha, nos EUA.

Usando a ferramenta Janela Anônima no navegador de internet, Thiago Augusto de Carvalho, 28, mostrou que qualquer candidato pode adicionar votos inúmeras vezes de um mesmo computador, usando até e-mails falsos.

Carvalho começou a suspeitar que tinha algo errado quando candidatos inscritos depois dele começaram a disparar e a ganhar mais de cem, duzentos votos em um único dia --às vezes, em horas.

"É duro conseguir voto", diz ele, que desde janeiro vai trabalhar vestido de astronauta, com um capacete de motoqueiro forrado com papel alumínio, enfrentando o metrô e o calor do Rio de Janeiro. "Eu vou a jogo de futebol, Carnaval. Onde tem multidão eu estou lá fazendo campanha."

GAROTINHO

Hoje ele está no 32º lugar, com pouco pouco mais de 8.300 votos, enquanto os dez primeiros somam mais de 60 mil votos cada. Anthony Matheus, filho do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) é o segundo mais votado, com mais de 76 mil votos.

A assessoria do deputado diz que os votos dispararam quando Garotinho entrou na campanha postando o link da votação do filho em seu blog.

A assessoria diz ainda que o Blog do Garotinho tem 20 mil acessos por dia e que o deputado também faz campanha para o filho no Twitter e no Facebook.

FALHAS

Carvalho descobriu as falhas na campanha há mais de um mês, quando um concorrente postou no Facebook que era só limpar os cookies do computador para conseguir votar de novo.

Ele diz que alertou a Unilever diversas vezes durante quatro semanas. "Eles me ignoraram. Até que mandei e-mail para a Unilever nos EUA e me ligaram para falar que a prática não caracterizava fraude. Me revoltei e gravei o vídeo", diz ele (veja o vídeo abaixo).

Isso foi na quarta-feira. A resposta da Unilever veio no mesmo dia, informando sobre a realização da auditoria.

Procurada, a Unilever diz que a auditoria será "rigorosa" e que serão desconsiderados votos feitos a partir de e-mails inválidos e também de múltiplos e-mails enviados de um único computador (por meio da identificação de IPs).

A campanha da Axe é global e foi lançada em janeiro. Qualquer um podia se candidatar: bastava criar um perfil na página da promoção na internet e conquistar votos.

O Brasil tem um assento garantido entre os 22 que serão contemplados.

VOO ESPACIAL

O voo espacial está previsto para acontecer no ano que vem. A viagem dura uma hora e a aeronave atinge 103 km de altitude, distância que permite avistar a curvatura Terra. Uma passagem para o espaço com a mesma companhia, a SXC (Space Expedition Corporation), da Holanda, custa cerca de R$ 200 mil.

Carvalho diz que viajar para o espaço é um fascínio que ele sempre teve.

"Todo mundo deveria ir para o espaço. A gente precisa ter uma visão do todo", diz. "Quando as pessoas virem a Terra de fora, com os próprios olhos, o mundo será diferente. Pode ser viagem minha. Mas a humanidade só vai mudar diante de uma ameaça extraterrestre."

CONFIRA O VÍDEO DO CANDIDATO

Veja vídeo


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