Folha de S. Paulo


Feirão em São Paulo dá desconto no pagamento de dívidas

A Serasa Experian, empresa de informações financeiras, realiza, entre os dias 23 e 27 de abril, o Feirão Limpa Nome, evento em que consumidores podem renegociar dívidas vencidas. O mutirão será realizado em Itaquera, zona leste de São Paulo.

No evento os consumidores poderão acertar seus débitos com descontos e condições facilitadas.

Saiba como fazer um orçamento familiar e pagar as suas dívidas
Veja 10 passos básicos para evitar o superendividamento

Oito empresas estarão presentes: Caixa Econômica Federal, PanAmericano, Santander, Bradesco, HSBC, Losango, Recovery e Eletropaulo. A Serasa não informou o percentual de desconto que pode ser concedido.

"As negociações nos feirões são muito flexíveis. O desconto é certo", diz Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa Experian.

O cidadão que estiver inadimplente com alguma das empresas participantes poderá comparecer ao local com o CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho). No evento, também serão disponibilizadas palestras sobre orientação financeira.

Na última edição do mutirão em São Paulo, realizada em outubro de 2012, foram atendidas 35 mil famílias, e ocorreram 19,2 mil negociações bem-sucedidas.

Ao renegociar suas dívidas vencidas, o cliente sai da lista de maus pagadores, e volta a poder fazer empréstimos, abrir conta bancária e parcelar compras de maior valor.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem ligar para o telefone (0/xx/11) 3373-7272 ou acessar a página do evento na internet.

A Boa Vista Serviços, empresa que administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), também realiza um mutirão semelhante. Em sua última edição, realizada em dezembro de 2012 na cidade de São Paulo, o programa Acertando Suas Contas atendeu 120 mil famílias, com 80 mil renegociações.

DICAS

Antes de negociar com as empresas, a Serasa recomenda que o consumidor faça suas contas e anote uma proposta que se encaixe em seu orçamento.

"Normalmente o consumidor não fica inadimplente em uma dívida só, fica em várias", diz Almeida. "É preciso colocar tudo na ponta do lápis e ir para a negociação já sabendo quanto pode assumir."

Se necessário contrair um novo empréstimo, não é recomendável recorrer ao cheque especial ou a linhas de crédito com taxas elevadas. São preferíveis alternativas mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.

O economista diz que, ao negociar, o cliente não deve se contentar com a primeira oferta feita pela empresa. "Faça uma contraproposta, e diga quanto pode pagar."

Ao fechar a negociação, é necessário pegar o comprovante que formaliza o novo acordo sobre o pagamento da dívida.

SAIBA MAIS

Onde: Estacionamento do Shopping Metrô Itaquera (zona leste). Av. José Pinheiro Borges, s/nº
Quando: de 23 a 27 de abril, das 8h às 18h
Contato: (0/xx/11) 3373-7272


Endereço da página:

Links no texto: