Folha de S. Paulo


Contribuição atrasada paga ao INSS é dedutível do Imposto de Renda

A contribuição previdenciária paga em 2012 ao INSS, referente a anos anteriores (exceto os acréscimos legais), pode ser deduzida na declaração deste ano.

Também é dedutível a contribuição paga ao INSS, descontada de rendimentos isentos do próprio contribuinte ou por este recolhida na condição de contribuinte individual (autônomo), desde que ele tenha rendimentos tributáveis que estejam sujeitos ao ajuste anual.

DÚVIDAS SOBRE O IR

A Folha oferece um serviço de esclarecimento de dúvidas dos leitores sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano.

As respostas, dadas pelos consultores da IOB Folhamatic, empresa do grupo Sage, são publicadas no caderno Mercado, de terça-feira a sábado, até 30 de abril. A seguir, confira algumas questões respondidas.

Os leitores podem enviar perguntas por e-mail. A pergunta deve trazer o nome do leitor.

Devido ao grande número de perguntas recebidas, a Folha publicará aquelas que possam esclarecer as dúvidas do maior contingente possível de leitores.

E-mail para mercado.folha@uol.com.br; cartas para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, Cep 01202-900, São Paulo.


Endereço da página: