Folha de S. Paulo


Confira as menores taxas de juros para empresas em cada linha de crédito

Pesquisar a instituição financeira que oferece as taxas mais baixas de juros é importante para o empresário que vai contrair um empréstimo, já que as condições oferecidas podem variar muito.

Veja levantamento feito pela Folha a partir de dados do BC (Banco Central) que mostra a variação das taxas para cada linha de crédito.

As taxas na modalidade antecipação de faturas de cartão de crédito variam de 1,34% (Banrisul) a 2,65% (Itaú Unibanco).

O capital de giro com prazo de até 365 dias pré-fixado --modalidade em que o empresário capta empréstimo para arcar com custos do dia a dia-- apresenta taxas de 0,78% (Banco Alfa de Investimento) a 3,85% (Porto Seguro).

Empréstimos na mesma categoria mas com prazos superiores a 365 dias possuem juros entre 0,78% (Banco do Brasil) a 4,65% (Omni Financeira).

No caso do cheque especial pré-fixado, as taxas oscilam entre 3,66% (Bic Banco) a 9,97 (HSBC).

Já as taxas da conta garantida pré-fixada vão de 1% (Banco Modal) a 6,75% (Banco Votorantim).

O desconto de cheques pré-fixado possui juros entre 1,32% (Banco Safra) e 4,57% (Banco Rendimento).

No caso do desconto de duplicatas pré-fixado --quando a instituição financeira adianta dinheiro à empresa cobrando juro--, os valores das taxas vão de 0,86% (Citibank) a 4,15% (Santana Financeira).

Os empréstimos na modalidade vendor --em que o vendedor de bens recebe à vista pelas vendas efetuadas a prazo-- têm juros de 0,40% (Banco Vipal) a 2,25% (Banco Daycoval).

Os juros cobrados sobre o capital de giro com prazo até 365 dias pós-fixado vão de 0,72% (Banco do Brasil) e 2,35% (Banco BCV).

Empréstimos na mesma modalidade mas com prazo superior a 365 dias têm taxas de 0,73% (Itaú BBA) a 1,95% (Banco Mercantil do Brasil).

Já a conta garantida pós-fixada tem juros entre 0,83% (Deutsche Bank) e 3,71% (Banco Daycoval).

Os dados correspondem à média das taxas praticadas nos cinco dias úteis entre 19 e 25 de março.

A defasagem entre a publicação dos valores e as datas mencionadas se deve ao tempo que os bancos levam para apurar e repassar os dados ao BC. Não há uma periodicidade definida para a atualização dos valores dos juros.

Veja aqui as condições de todos os bancos e todas as linhas oferecidas.


Endereço da página:

Links no texto: