Folha de S. Paulo


Bolsas asiáticas fecham em baixa; Japão continua tendência de alta

As Bolsas asiáticas --com exceção do Japão-- continuam fechado em baixa devido aos temores relacionados à gripe aviária e à Coreia do Norte.

No Japão, por sua vez, as ações subiram mais uma vez nesta segunda-feira (8) na esteira do passo dado pelo Banco Central do país, que na semana passada apresentou um audacioso plano de estímulo à economia.

Às 7h32 (horário de Brasília), o índice MSCI --que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção das japonesas-- caía 0,33%, diminuindo parte das perdas depois de atingir o menor nível em quatro meses.

As ações de Xangai lideraram o declínio, com queda de 0,62%, após caírem fortemente mais cedo para a mínima em três anos e meio com o temor de que a gripe aviária atinja setores ligados ao turismo.

As ações sul-coreanas recuaram para o menor nível em quatro meses com o aumento da retórica violenta da Coreia do Norte alimentando preocupações de que Pyongyang pode conduzir um teste nuclear ou um lançamento de míssil nesta semana.

Em Hong Kong, o mercado teve leve queda de 0,04%. A Bolsa de Cingapura retrocedeu 0,46%, a de Taiwan teve queda de 2,4% e a de Sydney fechou com valorização de 0,3%.

Na contramão da região, o índice japonês Nikkei atingiu o maior nível desde agosto de 2008 ao saltar 3,1%, mas cedeu alguns ganhos e encerrou em alta de 2,80%.

O Banco do Japão, Banco Central do país, conduziu hoje sua primeira operação de compra de títulos governamentais anunciada na semana passada.

A instituição vai comprar comprar 1 trilhão de ienes (US$ 10,3 bilhões) de títulos governamentais japoneses com vencimento entre cinco e dez anos e 200 bilhões de títulos com vencimento superior a dez anos.


Endereço da página: