Folha de S. Paulo


ANP já habilitou 11 empresas para a 11ª Rodada de Licitações

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) já habilitou 11 empresas para a 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios.

A rodada marca a retomada dos leilões após mais de quatro anos e atraiu o interesse de 71 empresas de 18 países diferentes.

O leilão, previsto para ser realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Rio, perde em número de interessados apenas para a 9ª rodada, com 74 empresas, que envolvia inicialmente blocos do pré-sal que acabaram sendo retirados pelo governo para serem licitados pelo modelo de partilha.

"Esperamos que a 11ª rodada será um licitação de grande sucesso; já esperávamos por um grande número de empresas porque as áreas são atraentes", afirmou o vice-presidente da consultoria Energia do Rio e ex-presidente da BG no Brasil, Luiz Carlos Costamilan.

A grande atratividade da rodada, que despertou interesse das maiores petroleiras de capital aberto no mundo, como ExxonMobil, Chevron e Shell, se deve a oferta de blocos na chamada margem equatorial, uma nova fronteira do petróleo com semelhanças geológicas de blocos bem-sucedidos na Guiana e costa oeste africana, segundo especialistas.

"É uma ótima demonstração de interesse no Brasil, que sempre foi muito atraente para as petroleiras. Mas mostra que o país perdeu tempo ao levar quatro anos sem rodadas", afirmou o especialista Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie).

Nenhuma das áreas ofertadas é do pré-sal -essas serão colocadas em uma licitação especial no mês de novembro de 2013, exclusiva para a região petrolífera com alto potencial produtivo.

EMPRESAS HABILITADAS

OGX, Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), Repsol Sinopec e Shell já estavam habilitadas desde 26 de março.

Hoje, a ANP anunciou em seu site que também estão habilitadas Alvopetro, BG Energy Holdings, Ouro Preto Óleo e Gás, Premier Oil, Woodside Energy Holdings, Murphy Exploration & Production Company e Cisco Oil and Gas.

O Brasil é o país com o maior número de empresas interessadas, com 19 companhias, seguido pelos Estados Unidos, com oito empresas, do Reino Unido, com seis, e Canadá e Japão, com cinco empresas cada. No total, empresas de 18 países e três territórios ultramarinos submeteram documentação à ANP.

A 11ª Rodada vai licitar 289 blocos em 23 setores, totalizando 155,8 mil km², distribuídos em 11 bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano Sul. Dos 289 blocos, 166 estão localizados no mar, sendo 94 em águas profundas, 72 em águas rasas, e 123 em terra. Dos 289 blocos, 166 estão localizados no mar, sendo 94 em águas profundas, 72 em águas rasas, e 123 em terra.


Endereço da página: