Folha de S. Paulo


Vídeo: saiba como escolher entre a declaração simplificada e a completa do IR

O programa da Receita Federal para declaração do Imposto de Renda calcula automaticamente o que é mais vantajoso para o contribuinte em termos de restituição: fazer a declaração simplificada do Imposto de Renda ou a completa.

Basicamente, o modelo completo permite deduzir do IR despesas --como as médicas e com educação-- e investimentos em previdência. Já o simplificado não permite deduções. O contribuinte que opta por esse modelo ganha um desconto fixo de 20% sobre os rendimentos tributáveis.

Vídeo: reunir documentos com antecedência evita malha fina do IR, diz especialista
Vídeo: brasileiro precisa aprender a negociar, afirma especialista
Veja outros vídeos do "Folhainvest"

"A declaração simplificada faz algumas exigências, como a limitação do número de fontes de renda, por exemplo", diz educador financeiro Mauro Calil, da Academia do Dinheiro, em entrevista à repórter do Folhainvest Carolina Matos. "Se o contribuinte vai fazer a declaração de IR pela primeira vez, o modelo simplificado, muito provavelmente, vai ser mais vantajoso."

O especialista alerta, no entanto, que a opção pela declaração simplificada não deve significar falta de cuidado ao preencher o formulário, pois erros podem levar o contribuinte à malha fina.

Assista ao vídeo.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: