Folha de S. Paulo


Vai até 30 de abril prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda

Vai até 30 de abril o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda deste ano sobre os ganhos obtidos em 2012 à Receita Federal.

Mais uma vez, a Receita fez pequenos ajustes no programa da declaração. Como nos anos anteriores, o objetivo é facilitar o preenchimento e fechar eventuais brechas para evitar a sonegação.

Veja página especial sobre o Imposto de Renda 2013
Programa de IR vai importar dados com educação e saúde
Antecipar no banco restituição do IR é opção para quitar empréstimo mais caro
Folha e IOB Folhamatic esclarecerão dúvidas de leitores sobre o IR

Uma das novidades do programa deste ano facilita a vida dos contribuintes que fazem pagamentos a escolas, a médicos, a hospitais etc.

Os programas para fazer e para enviar a declaração já estão disponíveis no site da Receita Federal.

A entrega termina às 23h59min59s do dia 30 de abril, quando a Receita prevê receber 26 milhões de declarações --foram 25,244 milhões no ano passado e 24,37 milhões em 2011.

No ano passado, 208,3 mil contribuintes entregaram no primeiro dia (número bem superior ao dos anos anteriores porque a Receita liberou o programa seis dias antes do início da entrega).

Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, mais de 1,04 milhão de contribuintes tinham baixado o programa da declaração até segunda-feira (521,5 mil apenas na sexta-feira, dia em que o programa foi liberado).

Como em anos anteriores, a entrega não poderá ser feita, diariamente, da 1h às 5h, período em que o sistema de recepção é desativado para manutenção. Nesse período, porém, o contribuinte pode baixar o programa.

Editoria de Arte/Folhapress

DOCUMENTOS

Para ganhar tempo e, principalmente, evitar erros na declaração de ajuste anual do IR, o contribuinte deve, antes de começar a preencher o documento, reunir todos os comprovantes necessários, como os informes de rendimento --de fundos, clubes de investimento e planos de previdência, por exemplo-- e os recibos, como de gastos com saúde e educação.

A orientação é do educador financeiro Mauro Calil, da Academia do Dinheiro. "Isso não só vai facilitar o preenchimento como também evitar a principal causa da malha fina, que são os pequenos errinhos", disse o especialista em entrevista em vídeo à repórter do "Folhainvest" Carolina Matos.

"Existe o cruzamento de praticamente todos os dados e o erro de preenchimento, e não a má fé do declarante, é o que mais dá malha fina", acrescentou.

Editoria de Arte/Folhapress

SIMPLIFICADA OU COMPLETA?

O programa da Receita Federal para declaração do IR calcula automaticamente o que é mais vantajoso para o contribuinte em termos de restituição: fazer a declaração simplificada do Imposto de Renda ou a completa.

Basicamente, o modelo completo permite deduzir do IR despesas --como as médicas e com educação-- e investimentos em previdência. Já o simplificado não permite deduções. O contribuinte que opta por esse modelo ganha um desconto fixo de 20% sobre os rendimentos tributáveis.

"A declaração simplificada faz algumas exigências, como a limitação do número de fontes de renda, por exemplo", explica Calil. "Se o contribuinte vai fazer a declaração de IR pela primeira vez, o modelo simplificado, muito provavelmente, vai ser mais vantajoso."

O especialista alerta, no entanto, que a opção pela declaração simplificada não deve significar falta de cuidado ao preencher o formulário, pois erros podem levar o contribuinte à malha fina.

REVISE O ORÇAMENTO

Segundo Calil, além de fazer um balanço dos gastos de 2012, o contribuinte deve aproveitar o momento de declarar o Imposto de Renda para revisar o orçamento familiar e planejar as despesas e investimentos de 2013.

"Ao fazer a declaração, verifique, por exemplo, se o carro que você tem é aquele que você desejava no ano passado", disse. "Se for, isso significa que você está conquistando seus objetivos. Caso contrário, indica que você poderá ter de ajustar melhor as contas para alcançar suas metas em 2013."

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: